ES Pergunta: José Eugênio Vieira

Foto: Jackson Gonçalves

O superintendente do Sebrae-ES disse em entrevista à ES Brasil quais são as metas da instituição para 2018

O Sebrae-ES agora tem novo endereço administrativo. Premiada na categoria Green Building, da Associação Latino Americana de Arquitetura, por incluir 15 itens de sustentabilidade, a nova sede possui 6.820 metros quadrados de área construída, um investimento de R$ 27,8 milhões. Com mais de 50 anos de trabalho em favor do Espírito Santo, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio, conta à ES Brasil o que representa essa mudança, os impactos do trabalho da instituição e as próximas metas

A sede do Sebrae agora funciona na Enseada do Suá. Quais as melhorias funcionais (atendimento e cursos) conquistadas com a nova estrutura?

A nova sede do Sebrae-ES foi projetada para oferecer uma experiência ainda melhor aos empreendedores capixabas que buscam o nosso apoio. É composta por salas multiúso para capacitação; com o Sebraelab, um inovador hub para envolvimento dos ecossistemas de inovação do Estado; um auditório com capacidade para 227 pessoas; bicicletário; vagas de garagem, além de estacionamento no entorno do terreno. O prédio possui estrutura horizontal, em que várias unidades dividem um grande espaço, permitindo maior comunicação e dinâmica entre os colaboradores e, assim, melhores resultados para o cliente. Vale ressaltar que, a partir de agora, a maioria das atividades propostas pela instituição será realizada nesse espaço, sem a necessidade de locações externas. Além disso, o novo endereço vai possibilitar que mais pessoas busquem a instituição, devido ao local de acesso.

Quais as características inovadoras no modelo arquitetônico e nos materiais utilizados na nova sede?

Nossa nova sede dispõe de um projeto arquitetônico inovador e eficaz. Um espaço que une acessibilidade plena, sustentabilidade, inovação, tecnologia e segurança. A beleza das fachadas é fruto da conjugação de bom gosto, sustentabilidade e otimização incansável de recursos, que se traduziram em qualidade e excelente custo-benefício, o que se reflete em todo o aparelhamento do prédio. Um dos pontos de destaque é a sustentabilidade. Tanto que, antes mesmo que a construção fosse concluída, o edifício ganhou o Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, o maior prêmio de arquitetura da América Latina, recebendo o reconhecimento na categoria “Green Building”, por contemplar 15 itens de sustentabilidade.

Quais os eixos estratégicos do trabalho do Sebrae junto ao empreendedorismo capixaba? 

O Sebrae-ES atua como incentivador do empreendedorismo capixaba. Nossa missão é fazer com que os pequenos negócios se desenvolvam e que mais e mais pessoas possam realizar o sonho de ser donas da própria empresa. Resumidamente, podemos dizer que nossas atividades de estímulo ao empreendedorismo contemplam alguns eixos principais, que são formalização, capacitação gerencial, orientação, inovação e conquista de novas posições no mercado. Para isso, oferecemos diversos cursos, capacitações, consultorias, apoio para participação em feiras, orientação para acesso a crédito, estímulo ao associativismo e inovação e inúmeros serviços. Além disso, atuamos para a criação de um ambiente legal favorável às MPEs (micro e pequenas empresas), incentivando a criação de leis que favoreçam a desburocratização e maior agilidade nos processos de abertura e fechamento de empresas, entre outras.

Desde 2011,  as micro e pequenas empresas brasileiras vêm elevando salários e contratando mais, segundo o Anuário do Trabalho lançado pelo Sebrae e pelo Dieese.  Como é a participação do Sebrae-ES no cotidiano dos micro e pequenos negócios e dos empreendedores individuais na economia local?

O Sebrae-ES representa um forte aliado das micro e pequenas empresas capixabas. Todos os dias nossos consultores orientam centenas de empreendedores que buscam melhorar os seus negócios, aumentar os lucros e fazer a diferença no mercado. Por meio dos eventos, das capacitações e dos projetos desenvolvidos pela empresa, é possível capacitar e preparar esses empresários para inovar e garantir melhores resultados. Nossa instituição tem uma história riquíssima de ações de apoio ao desenvolvimento do Estado. Somente no ano passado, atendemos a 56.360 pequenos negócios, sendo 34.448 MEIs, 17.189 microempresas e 4.723 empresas de pequeno porte. É um resultado extremamente satisfatório, que representa todo nosso esforço em fazer com que os pequenos negócios se destaquem cada vez mais.

Qual é a importância do trabalho do Sebrae na economia capixaba de forma geral?

É inegável que estamos enfrentando momentos difíceis na economia e, agora, precisamos estar preparados para atender mais e melhor os nossos clientes, contribuindo para a diminuição da mortalidade das micro e pequenas empresas, que são as protagonistas de nossa economia. Afinal, elas representam 99% das empresas existentes no Espírito Santo. São responsáveis por 60% dos empregos formais gerados e por 28% do PIB capixaba. Logo, nestes tempos de recuperação econômica, são elas que seguram o emprego e a movimentação no varejo, estimulando a produção de bens e serviços, promovendo a distribuição de renda e impulsionando a economia por meio do surgimento de novos consumidores. Também não podemos deixar de citar os 178.538 microempreendedores individuais capixabas, pessoas que encontraram no empreendedorismo uma alternativa de formalização, inclusão e renda.

Cite os três principais desafios que precisam ser vencidos pelo Sebrae nos próximos cinco anos. E quais os desafios que os empreendedores capixabas enfrentarão na próxima década?

Apesar do momento de recessão, os pequenos negócios possuem muitos motivos para comemorar. No entanto, é preciso se adequar às mudanças do mercado, às novas tecnologias, que estão alterando as formas de consumo, e às novas tendências de cada segmento, para que o resultado positivo seja alcançado. Os avanços das tecnologias e as novas formas de consumo exigirão dos empresários mais criatividade e qualidade no produto e no serviço. Por isso é importante estar sempre atualizado, buscando capacitações e se conectando com as novidades. Com a mudança para a nova sede, temos a expectativa de ampliar em 50% nosso atendimento nos próximos dois anos. Nós temos, ainda, o grande desafio de implementar a transformação digital na instituição e ampliar nossa eficácia operacional e excelência na gestão, para fazer mais e melhor pelas MPES capixabas. Seguimos em frente, sempre com vontade de fazer mais e melhor, dentro de um dos mais nobres propósitos: fomentar o empreendedorismo que transforma, inova e desenvolve os pequenos negócios no Estado do Espírito Santo.

Confira as fotos da nova sede do Sebrae-ES, inaugurada no dia 09 de maio:

Fotos: Jackson Gonçalves

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!