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quinta-feira, 28 março, 2024

ES Brasil entrevista Carlos Hilsdorf

ES Brasil entrevista Carlos Hilsdorf

O consultor e pesquisador do comportamento humano, destaca os aspectos necessários para que os objetivos sejam alcançados

* Por Yasmin Vilhena

Economista, pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), consultor e pesquisador do comportamento humano, Carlos Hilsdorf é considerado um dos melhores palestrantes do Brasil na atualidade. Palestrante dos Congressos Mundiais de Administração (Alemanha e Itália) e do Fórum Internacional de Administração (México), o entrevistado do mês da Revista ES Brasil fala sobre os aspectos que devem ser levados em consideração – tanto na vida pessoal quanto profissional – para que o sucesso seja alcançado. Segundo ele, não existe nenhuma receita mágica, apenas ingredientes que ajudam a conquistar os objetivos.

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Você possui um reconhecimento enorme no mercado brasileiro, sendo considerado um dos mais requisitados palestrantes do país. Como surgiu o seu interesse pela área de economia e como conseguiu associá-la ao desenvolvimento e ao comportamento humano?

Tudo em nossa sociedade é fruto da decisão (escolha teórica) seguida de atitude (prática da escolha), ou seja, tudo é comportamento humano. Se olharmos para o marketing, para a administração e para a economia sob perspectivas realistas observaremos que são expressões dos anseios, ansiedade e paixões humanas. Acredito que esta abordagem multidisciplinar e interdisciplinar é a única que nos protege dos tecnicismos improdutivos.

Além do Brasil, você também ministra palestras em outros países da América Latina e da Europa. Como funciona a aceitação e a receptividade de cada público? Elas se diferenciam entre si?

Há semelhanças e diferenças. As semelhanças se originam do gênero humano, sua essência, particularidades evolutivas e antropológicas. Já as diferenças se originam do fortíssimo papel da cultura a que cada público está relacionado e na qual está inserido. Os aspectos culturais são essenciais se queremos colaborar com a construção do conhecimento através da proposição de reflexões de valor. Felizmente a aceitação da minha metodologia por todos os públicos internacionais aos quais me apresentei foi sempre extraordinária.

Você revolucionou o mercado da educação corporativa fazendo uso de uma metodologia pioneira com a utilização de elementos lúdicos. Como funciona esse formato?

Os elementos lúdicos envolvem humor, narração de histórias, ilusionismo, ventriloquia, personificações, dentre outros aspectos. Ao lúdico cabe o papel de diminuir as dissonâncias cognitivas que constituem grande obstáculo ao aprendizado. Ele prepara as emoções e aumenta a receptividade, o que ajuda na retenção da mensagem.

É comum ver certa resistência às mudanças, principalmente quando elas estão relacionadas ao ambiente de trabalho. Por que isso acontece?

Resistir a mudanças é uma característica humana absolutamente natural. Há dezenas de causas para esta resistência que vão desde atavismos evolutivos a questões da neuroquímica cerebral e aspectos emocionais e psicológicos. O medo antecipado do desconhecido causa um estresse fora de hora (ansiedade) que nos convida a voltar ao refúgio do já conhecido (nossa zona de conforto). Nossa memória é construída de forma histórica, assim quando buscamos refúgio, buscamos no já conhecido (nossa maneira habitual de fazer as coisas, nossos hábitos). É interessante observar que o ser humano, paradoxalmente, anseia por mudanças, porque a rotina é desestimulante, mas teme não conseguir se adaptar a elas e, por isso, sofre uma angústia que é um misto de ansiedade e frustração.

Essa resistência também é vista na vida pessoal?

Sim, com certeza. Mudanças pequenas, cuja iniciativa parte unicamente de nós, são mais fáceis de implantar, mas mudanças que percebemos necessárias e contrariam nosso interesse imediato de permanecer com nossos hábitos (são mudanças que o contexto, o ambiente e os outros evidenciam necessárias) geram maior resistência.

Por que resolveu usar a mágica em suas palestras? Qual o impacto que ela causa nas pessoas que estão o assistindo?

O ilusionismo é uma arte extraordinária e uma ferramenta pedagógica muito especial, pois permite apresentar uma aparente suspensão das impossibilidades momentâneas. A mágica desafia nossa atenção e percepção, demonstrando sua fragilidade e favorece viagens da imaginação que permitem contemplar novos ângulos da realidade. O impacto desta arte, quando bem utilizada, é maravilhoso. Mas no contexto em que estamos falando não pode haver o show pelo show, pois não se trata de mero entretenimento. É uma atividade comprometida com a geração de reflexões e o despertar de consciências.

A discussão de temas voltados para o universo dos negócios é fundamental para que o empresário seja bem sucedido?

A discussão sobre todos os aspectos da vida nos permite uma melhor compreensão sobre o porquê e para que fazemos as coisas. Isto aumenta as nossas chances de êxito frente a todos os desafios que assumimos enfrentar. Vivemos uma era de extrema competitividade, onde qualidade de informação, conhecimento relevante e processos decisórios são fundamentais para a permanência no mercado. Quanto mais caminhos temos para nos abastecermos de conhecimento relevante, melhores serão os resultados. Devemos apenas tomar o cuidado de não chamar de conhecimento apenas o fruto das reflexões acadêmicas sobre determinados temas. Observe quantos empreendedores geniais e de incrível sucesso temos no mundo, nas mais diversas áreas, que não acumulam títulos universitários. Da mesma forma, há muitos Mestres e Doutores que não conseguem levar um pequeno negócio à frente. O que importa é a qualidade do conhecimento e não a via pela qual o conseguimos.

Falando em sucesso, qual o segredo para que ele seja alcançado?

Não existe receita para o sucesso. Não há segredos, apenas ingredientes úteis para que cada um de nós encontre sua própria e única receita. Todos os casos de sucesso, biografias, entrevistas, artigos, benchmarkings são úteis para nos fazerem pensar os múltiplos aspectos da realidade. Tentar modelar o sucesso e vencer copiando o modelo dos outros é sempre um voo curto de aterrissagem incerta. De qualquer forma, existem três ingredientes muito úteis para qualquer receita de sucesso que queiramos desenvolver: 1) Humildade. Sem ela não há aprendizagem contínua, não há aceitação de críticas (o que é muito importante) e, nem sequer, relacionamentos de qualidade; 2) Atitudes Vencedoras. Enquanto a imensa maioria das pessoas transforma dificuldades em problemas, devemos transformá-las em oportunidades. Onde todos se prendem às impossibilidades, foquemos as possibilidades. E transformemos, imediatamente, as melhores ideias em atitudes. 3) Se você quer ser um idealista, escute suas próprias ideias, mas se quer ser empresário, aprenda a escutar o mercado.

Que dicas você pode oferecer para o empreendedor que deseja vender com mais propriedade e qualidade?

Estas dicas mudam de segmento para segmento, mas de forma geral eu sugiro duas muito importantes. A primeira delas é fugir da mesmice: as pessoas não aguentam mais que todas as lojas, promoções, produtos e serviços sejam meras cópias uns dos outros. Encontre sua identidade e trabalhe todos os detalhes que a tornam única. Outro fator relevante está relacionado a era em que estamos vivendo, chamada de economia da experiência. Muito mais que produtos e serviços, as pessoas estão em busca de viver experiências de valor. Faça com que todo o contato com sua marca, empresa e colaboradores ofereçam uma experiência de valor. Faça valer a pena estar em contato com seu negócio independente dos aspectos comerciais (estes virão por consequência).

Quais seriam os principais erros cometidos pelos empresários em um ambiente de negócios e de que forma eles podem ser superados?

Existem muitos erros, a exemplo da distração. O empresário começa a ficar tão ocupado em apagar incêndios do dia a dia que se esquece de sua principal função: visualizar o futuro do negócio. Outra questão que merece ser levada em consideração é falta de delegação. Na tentativa de centralizar demais todas as decisões, o empresário torna a empresa lenta e monotemática (só um tipo de pensamento dominante), desmotiva os colaboradores e não encontra tempo para pensar o futuro, afinal ele está ocupado demais com pequenas coisas. Por último e não menos importante, está a questão de confundir salário com custo. Manter os melhores colaboradores na sua empresa e não na concorrência é investimento e não custo. Pague muito bem quem mais agrega valor ao seu negócio, em todos os níveis da empresa. Custo é o que você perde e deixa de ganhar por não investir em uma equipe de ponta.

Qual a importância que você vê na inovação para a liderança dos negócios?

Inovação e sustentabilidade são as duas palavras de ordem nos tempos atuais. Mas cuidado, não confunda inovação apenas com desenvolver novos produtos e serviços. Inovação não é invenção. Inovação é a criatividade que agrega valor aos negócios, é a fonte de lucro dos negócios na atualidade. Inove na gestão, na comunicação, no marketing, no RH, nos canais de venda, no posicionamento nas redes sociais, nas promoções, no atendimento, no pós-venda. Enfim, inove em todas as áreas do seu negócio.

Como você enxerga os novos desafios da gestão empresarial e como o empresário pode estar mais preparado para lidar com essa realidade?

Compreender que sucesso  não é algo que possuímos, mas algo que experimentamos e só continuaremos experimentando com superação, inovação e evolução constantes é a chave para encararmos os desafios da adolescência do capitalismo brasileiro. Até 2050 a população do mundo terá dobrado: hoje nascem quatro crianças por segundo no mundo. Nos próximos 15 anos de cada dez empresas existentes apenas uma continuará existindo e nove serão substituídas por empresas entrantes ou incorporadas pelas gigantes multinacionais. Outro fator que merece atenção é que as pessoas não estão mais permanecendo em empresas por desejo de carreira, mas migrando por desejo de desafios. Só há uma maneira de enfrentar todos estes e muitos outros desafios: o desenvolvimento de uma gestão flexível, ágil, simplificada (desburocratizada), onde as pessoas estão unidas por compartilharem de um ideal, um sonho comum.

Gostaria de deixar algum recado para os nossos leitores?

O cultivo da sabedoria entendida como a busca por compreender como e por que agimos; e os caminhos para fazê-lo melhor a cada dia constituirão nossa maior força frente a este mundo de instabilidades. Uma reaproximação das pessoas com ideais comuns em regime de cooperação, organização da sociedade civil, voluntariado e prática de uma espiritualidade torna possível uma reedição da sociedade para um modelo mais maduro e sustentável. Somos todos responsáveis por tudo o que fazemos e pelo que deixamos de fazer. Não nos deixemos arrastar pelos acontecimentos, mas tomemos a frente deles, sendo autores da construção da melhor versão do futuro.

 A matéria acima é uma republicação da Revista ES Brasil. Fatos, comentários e opiniões contidos no texto se referem à época em que a matéria foi escrita.  

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