Enem 2018: Candidatos podem pedir isenção até o domingo (15)

Foto: Reprodução Web

Esta é a primeira vez que a isenção pode ser solicitada antes do período de inscrições

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até este domingo (15) para pedirem a isenção na taxa de inscrição da prova que será aplicada em novembro deste ano. É possível que aproximadamente quatro milhões de pessoas peçam a isenção, de acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo a Agência Brasil, em 20 anos em que é aplicado o exame, esta é a primeira vez que o pedido de isenção da taxa do Enem é feito antes do período de inscrição. Também pela primeira vez, os candidatos que tiveram a isenção no ano passado e faltaram aos dois dias de prova terão que justificar a ausência para ter a gratuidade novamente.

Caso a solicitação de isenção seja negada, ainda é possível recorrer da decisão, na Página do Participante, entre os dias 23 e 29 de abril. A aprovação da isenção da taxa de inscrição não significa que o participante já está inscrito no Enem 2018. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 07 de maio às 23h59 de 18 de maio, pelo site do Enem.

Quem pode solicitar a isenção da taxa?

– Quem está cursando a última série do ensino médio neste ano em escola da rede pública;

– Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública, ou como bolsista integral na rede privada, e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

– Quem declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);

– Quem fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) do ano passado, que tenha atingido a nota mínima.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!