Encontros vão capacitar conselheiros de desenvolvimento rural

Os conselheiros que integram os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRSs) de mais cinco cidades passarão por capacitação, nestas quinta (11) e sexta-feira (12), sobre a elaboração de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Instituto de Defesa Florestal e Agropecuária do Estado (Idaf), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e as prefeituras locais.

Nesta quinta-feira, conselheiros de Divino São Lourenço e Ibitirama passarão pela capacitação a partir das 13 horas, no CRAS do município de Divino São Lourenço. Já na sexta-feira, os membros dos conselhos de Irupi, Iúna e Ibatiba participarão do curso a partir das 8 horas, na Secretaria Municipal de Agricultura, no município de Irupi.

Segundo o gerente de Agricultura Familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, os cursos foram elaborados por solicitação dos próprios municípios e terão como objetivo debater as políticas agrícolas e agrárias. “Os eventos serão importantes para que possamos ter um nivelamento de informações sobre o que são os conselhos e quais as suas atribuições. E também debater as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar. Essa dedicação que os conselheiros têm de participar do desenvolvimento rural dos municípios e discutir a questão agrícola e agrária é fundamental para um desenvolvimento sustentável”, afirmou Arcanjo.

Cada cidade possui uma legislação própria que define a formação e as funções de cada conselho. Eles são formados por representantes do Poder Público; do Incaper; do Idaf; de cooperativas, sindicatos, instituições financeiras e associações; do Poder Legislativo, dentre outros. Em média, os CMDRSs são compostos por 15 a 20 membros.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome