Instituições promovem encontro de combate à corrupção em Vitória

Ministério Público do Estado do Espírito Santo
Foto: Jackson Gonçalves/Revista ES Brasil

A sede do Ministério Público Estadual recebe no dia 7 de dezembro o evento organizado pelo Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo.

Algumas instituições federais e estaduais formam, juntas, o fórum para combater a corrupção no Espírito Santo. A organização vai promover o primeiro Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção em 7 de dezembro. As inscrições são gratuitas e serão feitas no portal da Escola de Contas Públicas.

O evento será realizado, a partir das 13 horas, na sede do Ministério Público do Estado, na Praia de Santa Helena, em Vitória. O objetivo é discutir temas de expressão no cenário nacional e capixaba.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado em 9 de novembro. Confira a programação, o perfil dos palestrantes e informações sobre o combate à corrupção no Estado no site do evento.

Palestras

– “O combate à corrupção: o papel do Controle Externo”, ministrada por Rafael Jardim, secretário de Relações Institucionais no Combate à Fraude e Corrupção no TCU;
– “Desafios e prioridades do combate à corrupção no Brasil”, abordada pelo ouvidor-geral da Petrobras, Mário Vinicius Claussen Spinelli;
– “Moedas virtuais e os desafios para as investigações”, palestra de Luciano Flores de Lima, delegado da Polícia Federal (Operação Lava Jato).

Focco-ES

O Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) é composto pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), pelo Ministério Público Federal (MPF/ES), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pela Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), pela Superintendência de Polícia Federal (SPF-ES) e pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

O objetivo é tornar mais efetivo o combate às fraudes e desvios na gestão pública. O Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos foi assinado em agosto de 2016 para a criação do fórum.

O Focco-ES permite a troca de informações e documentos entre as instituições, o que favorece a prevenção no combate à corrupção. A parceria promove o acesso rápido a dados relacionados a fraudes durante as investigações.

I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção
Data: 7 de dezembro, quinta-feira
Horário: 13 horas
Local: Auditório do Ministério Público do Espírito Santo, Praia de Santa Helena, em Vitória.

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome