Instituições promovem encontro de combate à corrupção em Vitória

Ministério Público do Estado do Espírito Santo
Foto: Jackson Gonçalves/Revista ES Brasil

A sede do Ministério Público Estadual recebe no dia 7 de dezembro o evento organizado pelo Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo.

Algumas instituições federais e estaduais formam, juntas, o fórum para combater a corrupção no Espírito Santo. A organização vai promover o primeiro Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção em 7 de dezembro. As inscrições são gratuitas e serão feitas no portal da Escola de Contas Públicas.

O evento será realizado, a partir das 13 horas, na sede do Ministério Público do Estado, na Praia de Santa Helena, em Vitória. O objetivo é discutir temas de expressão no cenário nacional e capixaba.

O Dia Internacional Contra a Corrupção é celebrado em 9 de novembro. Confira a programação, o perfil dos palestrantes e informações sobre o combate à corrupção no Estado no site do evento.

Palestras

– “O combate à corrupção: o papel do Controle Externo”, ministrada por Rafael Jardim, secretário de Relações Institucionais no Combate à Fraude e Corrupção no TCU;
– “Desafios e prioridades do combate à corrupção no Brasil”, abordada pelo ouvidor-geral da Petrobras, Mário Vinicius Claussen Spinelli;
– “Moedas virtuais e os desafios para as investigações”, palestra de Luciano Flores de Lima, delegado da Polícia Federal (Operação Lava Jato).

Focco-ES

O Fórum de Combate à Corrupção do Espírito Santo (Focco-ES) é composto pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), pelo Ministério Público Federal (MPF/ES), pelo Tribunal de Contas da União (TCU), pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), pela Delegacia da Receita Federal (DRF-ES), pela Superintendência de Polícia Federal (SPF-ES) e pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

O objetivo é tornar mais efetivo o combate às fraudes e desvios na gestão pública. O Termo de Cooperação Técnica entre os órgãos foi assinado em agosto de 2016 para a criação do fórum.

O Focco-ES permite a troca de informações e documentos entre as instituições, o que favorece a prevenção no combate à corrupção. A parceria promove o acesso rápido a dados relacionados a fraudes durante as investigações.

I Encontro do Dia Internacional Contra a Corrupção
Data: 7 de dezembro, quinta-feira
Horário: 13 horas
Local: Auditório do Ministério Público do Espírito Santo, Praia de Santa Helena, em Vitória.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome