Em fevereiro, radares de 12 municípios passarão por verificação

Há verificação diária de radares no Estado conforme localidade previamente definida

Ipem-ES divulga programação de verificação de radares em fevereiro

A partir desta segunda-feira (04), o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro, verificará 24 medidores de velocidades (radares), instalados em 12 cidades do Estado.

Entre os dias 04 e 18 deste mês, as equipes do Instituto vão verificar equipamentos localizados nos municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Viana, Cachoeiro, Muqui, Cariacica, Anchieta, Mimoso do Sul, Guaçuí, Iúna, Alegre e Pedro Canário.

A ação – que leva de 20 minutos a uma hora – envolve os fiscais do Ipem-ES, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes durante a verificação, fica impossibilitada a passagem de pedestres e veículos nas vias.

Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação uma vez por ano, ou toda vez que o equipamento passar por reparo. No Espírito Santo, os radares são verificados diariamente conforme calendário estabelecido de locais.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada, o que pode ocorrer poucas horas do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo radar. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação, a empresa fabricante é notificada, para corrigir o erro.

O governo do estado orienta que denúncias e esclarecimentos devem ser realizados pela Ouvidoria do Ipem-ES, no telefone 0800 039 1112 ou pelo e-mail [email protected]

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!