Eleições 2018: atendimento especial antes do prazo para regularizar título

Título de eleitor
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O eleitor deverá procurar um cartório ou unidade de atendimento vinculados à sua zona eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) informa que o expediente de atendimento em suas unidades será das 9 às 18 horas, até 9 de maio. Este é o prazo de inscrição eleitoral e transferência de domicílio para as eleições de 2018. O horário especial de atendimento se deve ao aumento da movimentação nos cartórios eleitorais do Estado. O fechamento do cadastro será efetuado nesta quarta-feira (9).

O prazo é válido para as seguintes situações:

  • cadastro de novos títulos;
  • atualização de nome social e identidade de gênero;
  • transferência de domicílio;
  • e quitação de pendências com a Justiça Eleitoral para os interessados em votar.
Nome social

Transexuais e travestis que desejem adotar um nome social na eleição presidencial deve solicitar a alteração. O eleitor deverá procurar um cartório ou unidade de atendimento vinculados à sua zona eleitoral. Para requerer a atualização cadastral, basta que o interessado apresente um documento de identificação com foto. Não são exigidos comprovantes, declarações nem certidões adicionais.

Menores de 18 anos também podem requerer a modificação, desde que já possuam o título de eleitor. A Justiça eleitoral emitirá um novo documento, com o nome civil já substituído pelo nome social. O verso do título deverá trazer um “QR Code”, código de segurança que atesta a autenticidade do documento.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!