EDP promove instalação de aquecedores solares de baixo custo

O Instituto EDP, organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, está desenvolvendo um projeto em Vitória que promove a instalação de aquecedores solares de baixo custo para 50 famílias atendidas pelos Bancos Comunitários de Desenvolvimento do Espírito Santo. Realizada em conjunto com a Associação Ateliê de Ideias, a iniciativa beneficia oito comunidades na capital capixaba: São Benedito, Bairro da Penha, Itararé, Consolação, Jaburu, São Pedro e região.

O projeto fornece gratuitamente todo material necessário para a construção dos aquecedores solares. Além disso, as famílias participam de cursos para aprenderem sobre a montagem e instalação dos equipamentos. A ação conta também com o patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

“Este projeto destaca-se ao investir na capacitação dos próprios moradores para a construção da tecnologia social e torná-los agentes multiplicadores de conhecimento na comunidade”, afirma Paulo Ramicelli, assessor do Instituto EDP.

A energia gerada pelo aquecedor solar é utilizada principalmente no banho, e a sua adoção permite uma economia de até 20% na conta, considerando o valor médio consumido pelo chuveiro elétrico nas residências. Até o momento, três aquecedores já foram instalados e outros vinte estão em fase de montagem.

O modelo de equipamento adotado é o desenvolvido pela Sociedade do Sol, que tem capacidade de aquecimento de 200 litros, quantidade suficiente para atender a demanda de água quente para banho de uma família de 4 a 6 pessoas.

O Instituto EDP apoia os projetos desenvolvidos pela Associação Ateliê de Ideias desde 2011. Por meio do Programa Bem Morar, a parceria tem beneficiado os consumidores com o cadastramento na Tarifa Social, fornecendo o acesso ao Crédito Habitacional e à assistência técnica na reforma e construção das casas. Além disso, desenvolvem um trabalho de prevenção informando e orientando a população sobre os riscos com as ligações clandestinas.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome