Edição 147

O direito de ir e vir dos brasileiros está assegurado na Constituição Federal na área das garantias fundamentais. Por isso, trouxemos à mesa de discussão o tema da mobilidade urbana na Grande Vitória, por meio de mais uma edição do nosso “ES Brasil Debate”. Representantes do poder público e especialistas na área ficaram lado a lado para mostrar o que está sendo feito, evidenciar melhores práticas, discutir problemas e culturas e sugerir soluções. Destacamos, nesta edição, o momento de reflexão e troca que foi o evento. Na nossa plataforma digital, você poderá ver o debate na íntegra.

Também aprofundamos a problemática do “novo terrorismo” que estamos presenciando, mais capilarizado e com simpatizantes ao redor do mundo. Os efeitos dessa mudança no modus operandi dessas ofensivas podem parecer distantes da nossa realidade, mas nossa reportagem mostra que não é. Algo que também está próximo de nós é a Operação Lava Jato, que sem dúvidas entrará para os livros de História do Brasil como uma das ações conjuntas de combate ao crime de maior destaque do cenário nacional. Também analisamos o momento atual da força-tarefa e quais são os desafios que as alterações na direção das instituições podem gerar para os seus desdobramentos.

Na entrevista, o filósofo Mario Sergio Cortella percorre vários assuntos contemporâneos e joga luz em temas como vaidade, política, ética, corrupção e educação. A clareza e a metodologia de se expressar tornaram o pensador uma das figuras mais importantes da esfera intelectual no país. Conteúdo ele tem para isso, adquirido em 44 anos de experiência em sala de aula e em sua característica indiscutível de sempre buscar entender os movimentos que a sociedade promove.

A ES Brasil também observa e discute os tempos atuais, assim como nosso entrevistado. Por isso, estamos lançando mais um canal para esse objetivo: a coluna “Mindset”. Sob o comando de Leo Carraretto, profissional da área de marketing digital, vamos trazer propostas para que possamos praticar o que o termo propõe: atitude mental. Quer entender melhor o que é isso? Confira lá.

Trazemos mais informações sobre o mercado na reportagem sobre o modelo de prestação de serviço chamado “escritório virtual”, terceira da série “Trabalho 4.0”, e na matéria sobre os consórcios públicos de saúde.

 

 

Compartilhe