Edição 144

Dez anos de crise. A falta de estabilidade na economia já se arrasta por uma década, e hoje as incertezas políticas impedem prever o fim desse cenário. Nesta edição, ES Brasil faz uma análise de acontecimentos que impactaram os setores produtivos nacionais e as possíveis soluções para o crescimento do país, principalmente no Espírito Santo.

O mais jovem empresário a assumir a presidência da Findes e que ficará à frente da entidade até 2020, Leonardo de Castro fala à ES Brasil e afirma que o foco da nova diretoria será atuar no tripé inovação, produtividade e desenvolvimento de mercado. Fala também sobre os caminhos a serem tomados e desafios que precisam ser vencidos para que o Brasil e do Espírito Santo possam retomar o crescimento.

A especialista em Cidades Criativas, Ana Carla Fonseca acredita que um ambiente diferente e elaborado propicia a realização pessoal. Ela defende que todos nascem com o potencial ligado à inovação, mas isso não é condição única e suficiente para que essa capacidade seja concretizada. Na entrevista, detalha os motivos que podem levar o indivíduo a ser criativo e o modo de aproveitar ao máximo essa qualidade.

A rotina empresarial é repleta de decisões. Abrir ou fechar um negócio? Contratar ou demitir funcionários? Como inovar na gestão? Mas há uma ferramenta que pode orientá-lo bastante. A ES Brasil mostra como a Constelação Organizacional dá transparência a situações que estão nebulosas e, dessa forma, auxiliam na definição de ações estratégicas.

O Espírito Santo tem a gastronomia como uma grande vitrine para mercado nacional, mas a tecnologia também vem se tornando um ponto forte. Aplicativos, alguns recém-lançados, foram desenvolvidos para facilitar a vida dos consumidores. E o melhor, há apps com DNA capixaba, aqui idealizados e voltados para as necessidades da população do Estado.

O mercado de luxo capixaba convida cada vez mais seus adeptos a gastar em favor do conforto, para saciar um desejo, materializar uma emoção, buscar extrema qualidade, externar bom gosto ou mesmo poder. Especialistas confirmam que o segmento movimenta a economia e apostam em um crescimento considerável até 2020.

Confira também as nossas colunas, agenda e artigos, além da rádio ES Brasil, que traz conteúdos importantes para que você, leitor, esteja sempre muito bem informado.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome