Edição 139

Uma terra marcada por pavor, crimes, saques, mortes e prejuízo. Poderia ser mais uma trama de ficção tão comum nos badalados seriados televisivos, mas foi o enredo real vivido pela população durante mais de 20 dias, ao longo da greve da Polícia Militar que desencadeou uma das maiores crises de segurança pública da história do país. Cenas de um território que parecia sem lei ganharam as manchetes da imprensa nacional e até internacional, mostrando uma sociedade refém do caos instalado, num mês que costuma ser marcado pela alegria do carnaval e do verão. As informações, as opiniões de especialistas e a posição dos lados envolvidos neste conturbado fevereiro pontuam a reportagem especial desta ES Brasil. O que dizem os analistas da área de segurança? Confira nesta edição.
Apesar de todo o clima de apreensão em plena paralisação da PM, o folião foi à avenida curtir o Carnaval de Vitória. Na disputa entre as escolas, melhor para a Independente de Boa Vista, que se sagrou tetracampeã ao levar a saga cigana para o Sambão do Povo. As cifras que envolveram o investimento das escolas para o evento, que acontece uma semana antes do evento oficial no calendário nacional, também ganham as páginas deste número.
ES Brasil também joga luz sobre um segmento de peso e aponta um cenário preocupante.
O superávit brasileiro de US$ 47,7 bilhões foi comemorado pelo governo federal, mas os dados mais detalhados causam apreensão, indicando retração da atividade econômica. No Estado, a queda nas exportações chegou 33% e, nas importações, a 28%.
No campo da saúde, o assunto dominante vem sendo a febre amarela, com as prefeituras da Grande Vitória se mobilizando para cobrir o maior número de moradores possível com a imunização. Para tanto, mais locais de vacinação foram abertos, registrando longas filas nos postos. A corrida pelas doses se justifica pelos balanços da Secretaria de Saúde: até o último dia 6 de março, 20 pessoas morreram vítimas da doença. Veja mais detalhes sobre esse mal, seus sintomas e o perfil de quem está apto a receber a vacina. E mais: as seções “Test Drive”, “Essas Mulheres” e “Tira-Gosto”.
Trazemos ainda para você, leitor, duas novidades que o aproximarão ainda mais da sua ES Brasil, em todas as suas apresentações. O site (www.esbrasil.com.br) foi totalmente reformulado, oferecendo mais interatividade e capilaridade e aperfeiçoando o acesso a novos conteúdos que você só encontra na sua revista de economia e negócios. E a partir da próxima edição, toda a publicação estará nas principais plataformas, na página oficial e nas redes sociais, na versão áudio (podcast). Qualidade em todos os sentidos: para ver, ouvir e curtir.
Concluo meu editorial parabenizando nosso público feminino por mais um Dia Internacional da Mulher, celebrado em março.

Boa leitura!

Mário Fernando Souza
Editor Executivo

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome