Edição 138

A cada ano se intensifica a necessidade de substituir as fontes fósseis, que hoje representam 70% da matriz energética brasileira, por fontes renováveis e naturais. Nesta edição, trazemos uma matéria especial mostrando que o incremento da produção desse tipo de energia ainda é pequeno no Espírito Santo, mas que alternativas como a lixívia ou a geração solar doméstica começam a ganhar adeptos na defesa de que esse é um caminho viável. Confira o olhar estratégico de especialistas no assunto, a fim de acelerar o ritmo dessa transformação.

Já faz algum tempo que consultores em Segurança alertam sobre a fragilidade do sistema prisional brasileiro. Em julho de 2015, durante o ESB Debate, o coronel Diógenes Lucca, veterano da PM de São Paulo, um dos fundadores do Gate e um dos maiores especialistas em Segurança Pública já enfatizou que o sistema penitenciário estava caro, ineficiente e precisava ser olhado de outra forma, pois os presídios funcionavam como faculdades do crime. À época alertou: “é um barril de pólvora prestes a explodir”. E este ano realmente explodiu com uma série de rebeliões por todo o  país. E o Espírito Santo, que foi denunciado na ONU, em 2010, por gravíssimos problemas no sistema carcerário, hoje é referência em solução.O longo período de estiagem e a brusca redução de repasses tornaram a administração municipal, normalmente já repleta de problemas, um desafio ainda mais árduo. Em meio a todas essas adversidades, o prefeito Gilson Daniel (PV), conseguiu reunir uma equipe eficiente, conquistar muitas melhorias para Viana. Confira quais foram as medidas que levaram Gilson Daniel a conquistar o maior índice de aprovação do Espírito Santo nas runas e ser reeleito com 71,54% dos votos.

Basta chegar o verão para que os números que envolvem os casos de dengue, zika e chicungunya comecem a subir. Este ano, a preocupação com as epidemias ganhou um tom ainda mais grave, com o surgimento dos primeiros casos de febre amarela aqui no Estado, diante de um surto que atinge drasticamente centenas de municípios em Minas Gerais. A maior preocupação das autoridades em saúde é que a doença passe a ser transmitida também da forma urbana, por meio do Aedes aegypti. Mesmo diante de todo o alerta, o número de criadouros do mosquito dentro das residências cresce a cada ano.

No cenário político, todos os holofotes continuam direcionados ao STF. E muitos têm sido os jantares para debater o assunto. Afinal, as escolhas do próximo relator da Lava Jato na Corte e da pessoa que irá ocupar a vaga surgida com a morte do Teori Zavascki podem mudar de forma significativa os rumos da Operação que desde março de 2014, quando foi deflagrada, vem tirando o sono de muito político e empresário.

ES Brasil traz ainda colunas e opiniões de nossos articulistas sobre os últimos acontecimentos no país e no Espírito Santo. Vale a pena conferir. Boa leitura!

Mário Fernando Souza. 
Editor Executivo

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome