Edição 133

Trinta e um de agosto de 2016, 13h35. O Senado define, por 61 votos a 20, pelo impeachment da agora ex-presidente Dilma Rousseff. Registro que faço no dia de fechamento desta edição, com a esperança de que essa mudança resulte em melhores cenários para a nação. No próximo número de ES Brasil, traremos uma matéria especial com os desdobramentos do tema.
Mais uma eleição se aproxima e, com ela, a responsabilidade de escolher os gestores municipais pelos próximos quatro anos. Um compromisso e tanto, afinal, o futuro do país depende dos próprios brasileiros. Podemos batalhar por melhorias por meio do voto consciente. Transformações que começam a se tornar possíveis no período eleitoral, com a fiscalização de irregularidades nas campanhas. A minirreforma intensificou as restrições e a fiscalização por parte dos órgãos competentes, que disponibilizam ferramentas de denúncias. Se você está em busca de uma nova política, que tal fazer a sua parte? O fim da corrupção também depende de suas decisões.
A ES Brasil deste mês traz ainda uma reportagem sobre as obras de dragagem e derrocagem do Porto de Vitória, que prometem resolver parte dos entraves relacionados ao comércio exterior. Uma “novela” iniciada no final dos anos 1990 e que se estende até hoje, deixando dúvidas no ar. Será que as obras irão aumentar a competitividade do Espírito Santo diante de outros estados, como vem sendo anunciado? Como ficarão as condições de navegabilidade no canal de acesso? Não deixe de conferir as respostas para essas e outras perguntas em nossa reportagem.
Mesmo pequeno, o Panamá possui grande relevância geográfica para o comércio internacional. O país abriga um dos principais centros logísticos do mundo e o maior hub aéreo da América Latina graças ao Canal do Panamá, que impacta diretamente as transações entre a Ásia e a América do Sul. A relação do Brasil – e por consequência do Espírito Santo – com essa economia também é positiva, o que proporciona bons negócios e um melhor ingresso em ambos os mercados.
No ESB Pergunta, conversamos com a superintendente de Comunicação do Governo do Estado, Andréia Lopes, sobre ações e campanhas que vêm sendo desenvolvidas pelo Executivo e que tem como foco o lado social. Um trabalho que busca atuar em parceria com toda a sociedade.
A coluna “Test Drive” deste mês destaca as novidades do Jaguar F-Pace, primeiro SUV da marca britânica de veículos de luxo. A máquina chega ao Estado em setembro, em três versões, para apresentar o que há de melhor em tecnologia, agilidade e alto desempenho. Vale a pena conferir.
Já a seção “Aonde Ir” leva o leitor ao Museu Vale, em Vila Velha, que oferece uma linda visão da Baía de Vitória, exposição permanente sobre a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), além de mostras temporárias, seminários e oficinas de arte.
Você confere ainda nesta edição outros conteúdos imperdíveis, com os principais acontecimentos que marcaram o mês no Espírito Santo e no país e as tradicionais colunas “Gastronomia”, “Estilo”, “Periscópio” e “Gestão”.
Boa leitura!

Mário Fernando Souza, diretor-executivo da Next Editorial e editor-executivo da ES Brasil

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome