24.9 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Cuidado com as doenças que um beijo pode passar

Um simples beijo… será que o beijo é tão simples assim? Doenças como sapinho, mononucleose e até sífilis podem ser transmitidas durante esse simples ato

“Seja no carnaval ou em qualquer outra data, um singelo beijo na boca pode transmitir diversas infecções. De maneira geral, fungos, bactérias e vírus que estão presentes na saliva são transmitidos durante esse ato. As pessoas que estão com o sistema imunológico mais debilitado ficam mais vulneráveis a essas infecções”, afirma a ortodontista Catarina Riva.

O sapinho ou candidíase bucal é a primeira doença que pode ser transmitida durante o beijo. A infecção trata-se de uma micose provocada pelo fungo Candida Albicains que causa pontos brancos e escamosos na língua ou na face interna das bochechas. Outros sintomas da doença são manchas brancas e rachaduras nos cantos da boca, além de dor de garganta e dificuldade para engolir alimentos. As lesões podem sangrar ligeiramente durando o ato da escovação e o tratamento envolve o consumo de medicamentos antifúngicos.

- Continua após a publicidade -

Já a herpes labial, causada pelo vírus Herpes Simplex tipo 1, é mais uma doença que pode ser transmitida pelo beijo. Essa disfunção é caracterizada por bolhas semelhantes a aftas na região da boca, internamente e ao redor dos lábios, em baixo do nariz e ao redor do queixo. Uma vez infectado, o vírus permanece no corpo e causa ataques ocasionais, normalmente durante situações de baixa imunidade. Medicamentos antivirais são indicados para tratar as crises.

Segundo a especialista, a mononucleose também pode ser disseminada durante o ato de beijar. A doença provocada pelo vírus Epstein-Barr provoca sintomas semelhantes aos de uma forte gripe, febre, mal estar, dor no corpo e de garganta, além do aumento dos gâglios linfáticos, mais conhecido como íngua. Embora não tenha um tratamento específico, a inflamação tem cura e desaparece após uma ou duas semanas, sendo recomendada ingestão de líquidos, repouso e uso de remédios para aliviar os sintomas.

Cuidado com as doenças que um beijo pode passar
A ortodontista Catarina Riva explica que doenças como sapinho, mononucleose e até sífilis podem ser transmitidas durante esse simples ato (Fotografia – Divulgação)

A gengivite e a cárie não estão de fora desta lista. Por serem doenças infecciosas provocadas por bactérias elas também podem ser transmitidas durante o ato. No entanto, segundo Catarina Riva, quem mantém uma boa higiene bucal não será infectado, ainda que entre em contato com as bactérias.

Outra doença bacteriana que pode ser transmitidas pela boca é a sífilis. O motivo é que o problema em sua segunda fase causa sérias lesões orais e, ao entrar em contato com a área infectada, a doença pode ser passada. Os sintomas que a patologia apresenta são múltiplas lesões na boca, de aparência verrucosa, além de inchaço dos linfonodos, dor de garganta, cabeça e musculares e perda de peso. A inflamação tem cura e é tratada com antibióticos.

A ortodontista afirma que é possível se prevenir durante a folia. “Quem já tem problemas bucais prévios e estão mais propícias às infecções devem manter a higiene bucal em dia. O ideal é que o folião esteja sempre atento aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos e gosto amargo na boca. Além disso, é necessário ter cuidados gerais com a saúde, comer e dormir bem, estar bem hidratado”, finaliza Catarina Riva.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA