Distúrbios da mente retratados no palco nesta sexta (21)

Foto: Divulgação

A peça retrata a história de um individuo paranoico e refém de uma mente conturbada

O Teatro Municipal de Vila Velha recebe, nesta sexta-feira (21), a peça “Insanos, O Pesadelo do Terceiro Milênio”, protagonizado pelo ator Anderson Lima, que também assina o texto e a direção do espetáculo. A montagem é um ensaio sobre a esquizofrenia com nuances de um terror vampiresco.

“Insanos, O Pesadelo do Terceiro Milênio” retrata a história de um ser “nonsense” que em suas alucinações acredita que Deus o escolheu para ficar em seu lugar. Psicopata assassino e paranoico, o personagem passeia por seus delírios regados de sangue e morte enquanto narra sua infância problemática e escreve um novo livro de Leis espirituais que ele chama de nova Bíblia, baseada em suas teorias de certo e errado.

As sombras que o perseguem e as vozes que ecoam em sua mente o direcionam em sua jornada de sublimação divina. O autor se apropria de trechos santos e profanos em alguns momentos o que tornam a experiência da atuação mais densa e marcante.

A crença do personagem de que tudo que ele faz está autorizado por um Deus que ele “ilusiona” como material é base para estudos e teorias de direito divino e humano, além dos debates que se desenrolam com base em suas atitudes e ações. Um devir psicológico sem fim, onde o personagem sequencia suas aventuras em cenários simbólicos e dialoga com seres imaginários.

Os primórdios do roteiro tinham uma ideia prima fictícia, tendo, porém, se alterado após larga pesquisa. Por dois anos foram feitas pesquisas sobre o tema, incluindo sessões de terapia com psiquiatra e psicólogo.

Para complementar, o autor atuou como oficineiro no CAPS (Centro de Apoio Psico Social) em contato direto com pessoas que desenvolveram esquizofrenia por diversos motivos. Seus relatos e histórias se tornaram base para partes do texto que está sendo visto por profissionais da saúde, do direito, da educação e de atendimento social como base de estudo e discussão.

Serviço:
Insanos, O Pesadelo do Terceiro Milênio
Data: 21/07 (sexta-feira)
Horário: Às 20 h
Local: Teatro Municipal de Vila Velha (Praça Duque de Caxias, Centro)
Ingressos: R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia entrada)
À venda na bilheteria do teatro

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome