Dicas para economizar energia durante o horário de verão

Horário de verão
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Neste domingo, os brasileiros de alguns Estados devem adiantar o relógio em uma hora. A medida vale até o dia 17 de fevereiro.

O horário de verão começa a valer neste domingo, 15 de outubro. O Governo Federal decidiu manter a medida. Ficou para 2018 a consulta pública sobre a adoção do horário, que valerá até 17 de fevereiro.

O governo brasileiro chegou a considerar o fim do horário de verão já em 2017. Para o próximo ano, o assunto promete ser colocado em pauta.

É possível economizar energia seguindo algumas dicas dadas pelo Crea-ES. “Sem o horário de verão, as pessoas costumam chegar em casa e tomar banho com o chuveiro elétrico ligado. Paralelo a isso, a iluminação pública também é acionada, que somado ao consumo industrial e comercial, provoca um pico na demanda do sistema elétrico”, explica o coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica, João Bosco Anicio.

O horário de verão começou a valer em 1985. Ele foi instituído para economizar energia elétrica. A medida está relacionada ao comportamento do consumidor.

Mudanças no consumo

O maior consumo de energia era registrado entre 17 e 20 horas. Mas, houve uma mudança no comportamento do consumidor e o pico tem ocorrido entre as 14 e 15 horas. “Durante as tardes de verão, o uso de equipamentos como o ar-condicionado foi intensificado, deslocando a ponta para esse período em algumas regiões”, esclarece João Bosco.

Consultor em Engenharia Elétrica do Crea-ES, o engenheiro eletricista Eduardo Altoé preparou algumas dicas para gerar economia na conta luz. É preciso rever atitudes no dia a dia do consumo.

Aproveite ao máximo a luz do dia. Deixe cortinas e portas abertas.

Evite banhos demorados para economizar água e energia.

– Coloque seu chuveiro elétrico no modo verão e economize até 30%.

Evite gambiarras na fiação. Isso pode contribuir para o aumento da sua conta de energia.

– Faça o degelo da geladeira regularmente. O gelo acumulado faz o motor trabalhar mais.

Não seque roupas na grade traseira da geladeira.

– Mantenha os filtros do ar-condicionado sempre limpos e bem higienizados.

Desligue o ar-condicionado uma hora antes de sair do ambiente.

– Quando for viajar, se possível, desligue a chave geral da casa para não gastar energia e evitar acidentes.

Não durma com a TV ligada. Programe-a para desligar sozinha.

 

Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome