Dia das Mães: Otimismo no comércio com as vendas

Dia das Mães

Se confirmado, resultado será o segundo consecutivo de crescimento nas vendas, após dois anos de baixas que chegaram a 15,2%

Segunda data comemorativa mais importante para o varejo, perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães deve repetir, em 2018, o bom desempenho obtido em 2017. A estimativa da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES) é que o volume de vendas do varejo cresça 4% no Espírito Santo. Se confirmado, o resultado será quase o dobro do alcançado no ano passado, quando a expansão foi de 2,1%.

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“O estabelecimento deve estar bem organizado, com produtos expostos de forma que facilite a visualização dele e do preço. Outro fator primordial para o sucesso das vendas é possuir uma equipe motivada” – Sandra Aragão, economista

No Estado, assim como em todo o país, as previsões para 2018 vêm após dois anos de perdas significativas: queda de 15,2%, em 2016, e de 8,3%, em 2015. No Brasil, segundo o Indicador de Atividade do Comércio, elaborado pela Serasa Experian, houve alta de 2% em 2017. Foi o primeiro resultado positivo desde 2014, vindo de uma queda de 8,4% em 2016.

A elevação alcançada pelo comércio tradicional também foi percebida pelo comércio eletrônico. Em 2017, a Ebit, empresa referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, previa alta de 7% para a data. O resultado alcançado acabou superando as expectativas: cresceu 16%, atingindo um total de R$ 1,9 bilhão. Os pedidos subiram 12%, de 4,036 milhões para 4,520 milhões, e o tíquete médio também registrou elevação, de 3,7%, de R$ 402 para R$ 417.

Em 2017, um quarto dos consumidores (25%) preferiu procurar um shopping center para comprar o presente da mãe, de acordo com estudo realizado pelo SPC Brasil. No Shopping Norte Sul, em Vitória, é esperado aumento de 6% nas vendas em 2018, em relação ao resultado obtido no último Natal. “Em relação ao público, queremos alcançar 12% a mais nesse Dia das Mães. Buscamos fazer com que as mães se surpreendam com o que estamos preparando, porque pretendemos fazer a campanha ‘Minha Mãe é Cultura’, com dias musicais e noites descontraídas”, avalia o gestor de Marketing do Shopping Norte Sul, Leonardo Picinati.

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Fonte: SPC Brasil/CNDL

A avaliação da assessoria econômica da Fecomércio-ES é que o consumidor não deixará de presentear. Entretanto, a tendência é que sejam escolhidos presentes de valores menores, entre R$ 100 e R$ 150. Os segmentos que costumam registrar maior movimento no período são os de vestuário, bijuterias e acessórios, perfumarias e cosméticos, letrodomésticos e telefonia celular. As contratações temporárias para a data devem ser pontuais, visto que a tendência observada é que os empresários trabalhem com seus quadros existentes.

“O Dia das Mães representa uma excelente oportunidade para vender mais”, afirma a economista Sandra Aragão. Para alcançar melhores resultados, ela orienta que o comerciante adote algumas estratégias. “Investir em marketing é fundamental e, como as redes sociais estão em alta, podem usá-las como uma vitrine para seus produtos e promoções. Oferecer produtos diferenciados, aproveitando a temática ‘mãe’ e lançando produtos personalizados, com preços atrativos e até condições especiais de pagamento, vai fazer toda a diferença”, pondera.

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Fonte: Social Miner

A economista acrescenta que é importante investir na decoração da loja, tornar a vitrine atrativa, deixando-a temática para chamar atenção e mostrar um cuidado com essa data, que tem forte apelo emocional. “O estabelecimento deve estar bem organizado, com produtos expostos de forma que facilite a visualização deles e do preço. Outro fator primordial para o sucesso das vendas é possuir uma equipe motivada”, acrescenta Sandra.

Lojas e shoppings preparam promoções

O desejo de agradar às mães, seja através de presentes, seja proporcionando momentos especiais, faz com que shoppings e lojas se movimentem para atrair os consumidores. O Shopping Vitória decidiu promover o sorteio de uma viagem para Punta Cana, na República Dominicana, com direito a passagens e hospedagens para quatro pessoas. Buscando incentivar o consumo, o centro de compras aposta ainda no sorteio de oito vale-compras no valor de R$ 5 mil. Para participar, é preciso trocar notas fiscais que somem R$ 300 em compras no balcão instalado até o dia 15 de maio na praça central.

A estratégia de proporcionar uma experiência inesquecível também é adotada pelo Shopping Vila Velha. O centro de compras vai sortear uma viagem de seis noites para Paris, com direito a três acompanhantes, transporte aéreo, hotel, cruzeiro pelo Rio Sena, alimentação e traslado do aeroporto para o hotel. Cada R$ 250 em compras renderá um cupom, que deverá ser obtido nos balcões do vão central do shopping. A promoção vale até

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“Em relação ao público, queremos alcançar 12% a mais nesse Dia das Mães. Queremos fazer com que as mães se surpreendam com o que estamos preparando” – Leonardo Picinati, gestor de Marketing do Shopping Norte Sul – Divulgação

13 de maio, com sorteio marcado para o dia 15. Para agradar aos clientes, o Masterplace Mall, que fica na Reta da Penha, em Vitória, vai oferecer uma semijoia da Pacotille para quem efetuar R$ 200 em compras. Serão disponibilizadas mil unidades de colares exclusivos, com pingente de ponto de luz. Ainda no mesmo espaço, a franquia Café Donuts fará uma oferta exclusiva para clientes que utilizarem suas redes sociais. Foi criada uma caixa personalizada, contendo seis das tradicionais rosquinhas americanas com opções de diversos sabores. A venda será feita sob encomenda por Facebook, Instagram ou telefone.


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