Detran|ES inaugura nova sede

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES

O espaço é mais amplo e estruturado. A sede é mais moderna e preparada para se conectar com as novas tecnologias

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou nessa quarta-feira (05), uma nova sede do órgão. Com um espaço mais amplo e estruturado, a sede é mais moderna, preparada para se conectar com as novas tecnologias.

O local agora funciona na Av. Fernando Ferrari, 1080, no Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, na Mata da Praia, em Vitória, e conta com novo modelo de gestão, mais arrojado e dinâmico para atender à população capixaba.

O governador Paulo Hartung falou da importância do Detran no cotidiano da sociedade e ressaltou que o Governo do Estado está empenhado em tornar os serviços prestados mais acessíveis aos cidadãos.

“O Detran é uma agência governamental importantíssima porque concede ao cidadão a permissão de dirigir e licencia os veículos utilizados por todos. A maior missão do órgão é a educação para o trânsito. Meu sonho é transformar o Detran capixaba no melhor do país”, destacou o governador.

O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, comemorou a entrega da sede do órgão aos servidores e à sociedade e destacou a nova fase de modernização do órgão. “Essa tarde é muito especial para todos nós. Não é apenas uma nova sede. Estamos inaugurando um novo Detran, mais próximo, prático, fácil, ágil e moderno. Aproveitamos para lançar a marca do programa Detran Digital, que vai buscar a modernização, a gestão por processos e a ampliação dos serviços on-line para o cidadão capixaba”, destacou.

Servidora do Detran|ES há 32 anos, Aparecida Maria Bravim Coelho disse que a mudança representa um grande avanço para órgão. “Essa mudança é um momento especial para nós servidores, que estávamos com uma expectativa muito grande para vir para a sede nova. É um espaço com tudo novo, pensado para o servidor e para a população, com um formato que integra os setores e vai refletir positivamente no atendimento ao cidadão”, acredita.

A mudança

A nova sede do Detran|ES reúne as áreas administrativas do Departamento, como a Diretoria Geral e as Diretorias de Habilitação e Veículos, Técnica, e Administrativa Financeira e de RH; assessorias jurídica e de comunicação e corregedoria; gerências, subgerências e coordenações.

O novo espaço foi pensado para melhor atender ao cidadão e credenciados do órgão, como os Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes, fabricantes de placas, clínicas médicas e psicológicas, transportadores escolares, incluindo um protocolo geral para dar entrada e fazer acompanhamento de solicitações de documentos e serviços.

A grande novidade na nova sede é a área para atendimento a vítimas e familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Um ambiente especialmente projetado com consultórios de psicologia estruturados para garantir mais conforto e privacidade aos usuários.

O novo prédio foi adquirido pelo Governo do Estado em dezembro de 2009 por R$ 17,2 milhões e entregue em 2010. Para que o órgão pudesse funcionar no local, foi preciso fazer adequação de toda a estrutura com divisórias, implantação de rede lógica e sistema de ar condicionado, entre outros serviços.

A empresa vencedora da primeira licitação sofreu suspensão, não cumpriu o cronograma da obra e, por isso, o governo rescindiu o contrato unilateralmente (Instrução de Serviço publicada no Diário Oficial de 10/03/2015).

A nova licitação foi realizada no primeiro trimestre de 2016 na modalidade de concorrência por menor preço. A empresa Envix Engenharia LTDA iniciou as obras de conclusão da nova sede do órgão no dia 1º de junho de 2016. O valor do investimento foi de R$ 7.979.839,87.

A obra foi finalizada em maio deste ano e a mudança dos setores foi realizada de modo gradativo até o final de junho. O prédio onde o Detran|ES funcionava é de propriedade da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).

Detran Digital

Além da mudança física do órgão, o momento foi importante para lançar a marca do Programa Detran Digital. Atualmente, já é possível adquirir veículos leiloados todas as semanas e realizar o curso de reciclagem totalmente on-line e, por meio do programa, que está sendo implantando gradativamente, novos serviços aos cidadãos serão disponibilizados.

“Estamos implantando uma nova cultura de gestão no Departamento, humanizando as relações e desburocratizando a prestação dos serviços, diminuindo o tempo de espera para atendimento, indo ao encontro dos mais modernos conceitos de gestão, com foco no usuário”, destacou Romeu Scheibe Neto.

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome