O espaço é mais amplo e estruturado. A sede é mais moderna e preparada para se conectar com as novas tecnologias
O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou nessa quarta-feira (05), uma nova sede do órgão. Com um espaço mais amplo e estruturado, a sede é mais moderna, preparada para se conectar com as novas tecnologias.
O local agora funciona na Av. Fernando Ferrari, 1080, no Edifício América Centro Empresarial, Torre Sul, na Mata da Praia, em Vitória, e conta com novo modelo de gestão, mais arrojado e dinâmico para atender à população capixaba.
O governador Paulo Hartung falou da importância do Detran no cotidiano da sociedade e ressaltou que o Governo do Estado está empenhado em tornar os serviços prestados mais acessíveis aos cidadãos.
“O Detran é uma agência governamental importantíssima porque concede ao cidadão a permissão de dirigir e licencia os veículos utilizados por todos. A maior missão do órgão é a educação para o trânsito. Meu sonho é transformar o Detran capixaba no melhor do país”, destacou o governador.
O diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, comemorou a entrega da sede do órgão aos servidores e à sociedade e destacou a nova fase de modernização do órgão. “Essa tarde é muito especial para todos nós. Não é apenas uma nova sede. Estamos inaugurando um novo Detran, mais próximo, prático, fácil, ágil e moderno. Aproveitamos para lançar a marca do programa Detran Digital, que vai buscar a modernização, a gestão por processos e a ampliação dos serviços on-line para o cidadão capixaba”, destacou.
Servidora do Detran|ES há 32 anos, Aparecida Maria Bravim Coelho disse que a mudança representa um grande avanço para órgão. “Essa mudança é um momento especial para nós servidores, que estávamos com uma expectativa muito grande para vir para a sede nova. É um espaço com tudo novo, pensado para o servidor e para a população, com um formato que integra os setores e vai refletir positivamente no atendimento ao cidadão”, acredita.
A mudança
A nova sede do Detran|ES reúne as áreas administrativas do Departamento, como a Diretoria Geral e as Diretorias de Habilitação e Veículos, Técnica, e Administrativa Financeira e de RH; assessorias jurídica e de comunicação e corregedoria; gerências, subgerências e coordenações.
O novo espaço foi pensado para melhor atender ao cidadão e credenciados do órgão, como os Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes, fabricantes de placas, clínicas médicas e psicológicas, transportadores escolares, incluindo um protocolo geral para dar entrada e fazer acompanhamento de solicitações de documentos e serviços.
A grande novidade na nova sede é a área para atendimento a vítimas e familiares de vítimas de acidentes de trânsito. Um ambiente especialmente projetado com consultórios de psicologia estruturados para garantir mais conforto e privacidade aos usuários.
O novo prédio foi adquirido pelo Governo do Estado em dezembro de 2009 por R$ 17,2 milhões e entregue em 2010. Para que o órgão pudesse funcionar no local, foi preciso fazer adequação de toda a estrutura com divisórias, implantação de rede lógica e sistema de ar condicionado, entre outros serviços.
A empresa vencedora da primeira licitação sofreu suspensão, não cumpriu o cronograma da obra e, por isso, o governo rescindiu o contrato unilateralmente (Instrução de Serviço publicada no Diário Oficial de 10/03/2015).
A nova licitação foi realizada no primeiro trimestre de 2016 na modalidade de concorrência por menor preço. A empresa Envix Engenharia LTDA iniciou as obras de conclusão da nova sede do órgão no dia 1º de junho de 2016. O valor do investimento foi de R$ 7.979.839,87.
A obra foi finalizada em maio deste ano e a mudança dos setores foi realizada de modo gradativo até o final de junho. O prédio onde o Detran|ES funcionava é de propriedade da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Detran Digital
Além da mudança física do órgão, o momento foi importante para lançar a marca do Programa Detran Digital. Atualmente, já é possível adquirir veículos leiloados todas as semanas e realizar o curso de reciclagem totalmente on-line e, por meio do programa, que está sendo implantando gradativamente, novos serviços aos cidadãos serão disponibilizados.
“Estamos implantando uma nova cultura de gestão no Departamento, humanizando as relações e desburocratizando a prestação dos serviços, diminuindo o tempo de espera para atendimento, indo ao encontro dos mais modernos conceitos de gestão, com foco no usuário”, destacou Romeu Scheibe Neto.