Defeso do caranguejo começa nesta segunda-feira (1º)

A proibição vai até o dia 30 de novembro para machos e fêmeas (Fotografia - Prefeitura da Serra)

O defeso do caranguejo-uçá começa nesta segunda-feira (1° de outubro)

Estarão proibidos o transporte, a captura, a manutenção em cativeiro, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do crustáceo. O período segue até o dia 30 de novembro para machos e fêmeas. De primeiro a 31 de dezembro o defeso será apenas para as fêmeas.

Para conscientizar a população sobre a importância de respeitar esse período, as equipes de fiscalização e educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) da Serra estão nas ruas conversando com moradores e comerciantes.

Essa semana foram feitas abordagens em bares e restaurantes de Bicanga, Carapebus, Manguinhos e Jacaraípe. Foram feitas, ainda, entrega de panfletos da campanha nas praias e distribuição de cartazes educativos em escolas.

O Sindbares recebeu material para divulgação entre seus associados. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município (Sedur) também está nas feiras livres do município para abordar e conscientizar os moradores.

Durante o defeso, é proibido catar caranguejos, porque é nesta época que eles passam pelo processo de muda, trocam a carapaça e se tornam presas fáceis.

Calendário do defeso do caranguejo-uçá

1° de outubro a 30 de novembro – para caranguejos machos e fêmeas
1° a 31 de dezembro – apenas para caranguejos fêmeas

Fiscalização

Durante os períodos de proibição, a Fiscalização Ambiental da Serra verifica mangues, peixarias e estabelecimentos comerciais que vendem o crustáceo. Se o caranguejo for apreendido vivo, ele será devolvido ao mangue. Os infratores serão enquadrados na lei nº 9.605, de fevereiro de 1998, e no decreto nº 3.179/99.

A população pode contribuir para que os infratores sejam flagrados. Os telefones para denúncias são (27) 99951-2321, 3291-7435 e 0800-2839780.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!