Curtas-metragens em cartaz em Vitória

Foto: Divulgação Semc

Os vídeos são produzidos com incentivos públicos e serão exibidos para o público

Três curtas-metragens e um videoclipe realizados por meio de incentivos públicos poderão ser conferidos em uma sessão especial nesta sexta-feira (25), a partir das 21h, no Cine Jardins, localizado em Jardim da Penha, em Vitória. A entrada é franca.

Entre os filmes que serão lançados, estão “Este é o Seu Corpo”, de Diego Scarparo; “Abissal”, de Paulo Sena; “A Mesa no Deserto”, de Diego Scarparo; e o videoclipe “Prático”, de Lourenço Diniz e Diego Scarparo, os dois últimos com patrocínio da Lei Rubem Braga. Todos os filmes são inéditos.

O curta “A Mesa no Deserto” e o clipe “Prático” contam com o patrocínio da Lei Rubem Braga, instrumento de política cultural criado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) com o objetivo de incentivar a produção cultural em Vitória.

A Mesa no Deserto

O curta “A Mesa no Deserto” é uma ficção científica que se passa em um futuro distópico. De acordo com o diretor Diego Scarparo, a proposta era trabalhar com esse gênero cinematográfico. “Sou aficionado por ficção científica, sempre sonhei em produzir algo no cinema sobre o tema. E vejo muitos filmes autorais por aqui, não acho ruim. Porém, flertar com cinema de gênero, além de um desafio, é maturidade de mercado. O curta-metragem permite ao diretor experimentar”, disse.

A ideia para o curta surgiu a partir do roteiro de Jovany Sales Rey, material que o diretor adaptou à sua maneira de dirigir. Na sequência, ele escolheu um elenco que reúne atores novatos, como Lilian Casotti, e veteranos como Margareth Galvão e Markus Konká. “Eles que me deram aula. Foram dois meses de preparação, quando trocamos experiências e referências. O elenco me deixou muito seguro no set”, comentou.

Ele acredita que essa realidade futurística é uma forma de representar os caminhos para os quais a sociedade se dirige. “‘A Mesa no Deserto’ é uma versão cyberpunk da nossa própria realidade. Como se a realidade fosse aumentada, caricaturizada. Os personagens são histéricos, violentos e perdidos. Não são nossos descendentes, mas sim nossas consequências”, finalizou.

Divulgação Semc

Prático

Outro trabalho que será lançado é o videoclipe “Prático”, da banda Invento. O clipe, uma mistura do filme “Asas do Desejo”, do diretor alemão Wim Wenders, com os clipes do Barão Vermelho nos anos 80, retrata de forma tragicômica as idas e vindas de um relacionamento amoroso.

“Unir a música ao vídeo é como se você, por momentos, fosse um compositor. Assim como ele compõe os acordes, métrica e rima, nós trabalhamos o shotlist, o storyboard e o set”, afirmou a direção.

Serviço:
Lançamento de Curtas Metragens
Data: 25 de agosto (sexta-feira)
Horário: às 21 horas
Local: Cine Jardins
Endereço: Rua Carlos Eduardo Monteiro de Lemos, 262, Jardim da Penha
Entrada franca

Classificação: 16 anos

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome