Meirelles eleva projeção de crescimento do PIB para 3% em 2018

Henrique Meirelles projeta crescimento do PIB
Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

Segundo o ministro, a melhoria da economia pode acontecer devido à redução do endividamento e à queda nas taxas de juros.

O Ministério da Fazenda aumentou a projeção para o crescimento da economia para este ano e o próximo. A estimativa para o Produto Interno Bruto (PIB) passou de 0,5% para 1,1%, neste ano, e de 2% para 3%, em 2018. O anúncio foi feito pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles nesta quinta-feira (14) e as informações são da Agência Brasil.

O ministro destacou que as empresas e as famílias reduziram o endividamento. As taxas de juros reais (descontada a inflação) estão mais baixas, o que permite maior crescimento da economia neste ano.

Para 2018, o ministro disse que é uma “projeção bastante conservadora, bastante sólida”. Ele acrescentou que houve melhora na confiança e expectativa de inflação controlada o que leva a mais consumo e investimento.

Meirelles acrescentou que as projeções são baseadas nas condições do “momento da economia”. A estimativa do mercado financeiro é que o PIB cresça 0,91%, este ano. Para 2018, a estimativa do mercado é 2,62%.

Conteúdo Publicitário
Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!