O crescimento do cooperativismo e sua relevância

Foto: Divulgação / Coopeavi

O cooperativismo é uma prática cada vez mais adotada nos países, mas o balanço do setor capixaba será feito na próxima edição do ES Brasil Debate que será realizado no dia 10 de dezembro

Como já dito anteriormente, o Espírito Santo possui 134 cooperativas atuando em 13 categorias. Em 2011 o número de cooperados era 196.214, mas em 2015 o número passou para 232.440, representando um aumento de 19%.

Além disso, das 200 maiores empresas do Espírito Santo, 10% são Cooperativas e entre as 20 empresas com maior rentabilidade de vendas, nove são Cooperativas.

Vale destacar que o cooperativismo financeiro é o 2º maior aplicador de recursos no agropecuário capixaba e o 1º aplicador de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). Cerca de 1,5 milhões de sacas de café são produzidas no Espírito Santo e são comercializadas todos os anos pelo cooperativismo.

Coopeavi

Atuando há 51 anos no mercado do cooperativismo, a Coopeavi é uma organização que surgiu em Santa Maria de Jetibá, no Espírito Santo, e faz parte do sucesso de mais de 10 mil produtores rurais.

Com várias filiais, a doutrina cooperativista mudou o cenário econômico e social da cidade dos pomeranos, sendo levada para diversas cidades capixabas e mineiras. Até hoje, a cooperativa inaugurou uma Fábrica de Rações (Baixo Guandu), duas filiais (João Neiva e Inhapim), um Complexo Logístico (Ibiraçu), incorporou a Pronova (Venda Nova do Imigrante) e está prestes a inaugurar uma nova filial na cidade de Barra de São Francisco.

Em 2017, houve crescimento no faturamento nas operações de comercialização com os cooperados (5,4% em relação a 2016), fechando o ano com a receita líquida de R$ 323,1 milhões e apurando um resultado de R$ 4,6 milhões.

ES BRASIL DEBATE

A Coopeavi é uma das parceiras da nova edição do ES Brasil Debate, que será realizado no dia 10 de dezembro, às 19h30, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Vitória.

Com o tema “Cooperativismo: juntos sempre mais fortes”, o evento, que tem a entrada gratuita, abordará as mudanças do setor, as conquistas alcançadas ao longo do tempo, bem como as cooperativas têm se destacado, entre outros assuntos.

Estão confirmados o assessor Jurídico do Sistema OCB/ES, Arlan Simões Taufner, o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, o diretor Executivo do Sicoob, Nailson Dalla Bernadina e o vice-presidente da Coopeavi, Denilson Protatz. O moderador será o superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.

A programação conta com o apoio institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/ES) e do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), além do próprio Sebrae. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço debate.esbrasil.com.br.

O QUE É COOPERATIVISMO?

Segundo informações do Sistema OCB-ES, o cooperativismo é uma forma de organização que tem como diferencial promover, de modo simultâneo, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Baseada na união de pessoas, sendo este o seu maior capital, a atividade tem como referenciais a participação democrática, a solidariedade, a independência, a autonomia e busca pela prosperidade conjunta, e não pela individual. Por sua natureza e particularidades, alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo. É um movimento capaz de devolver para as pessoas o resultado do trabalho, pois tem em seu centro o ser humano.

Para que o brasileiro conheça melhor esse engajamento tão difundido no mundo, o setor criou o “SomosCoop”. Seu principal objetivo é conectar cooperativas, cooperados e integrantes do Sistema OCB em torno de uma única causa para tornar o trabalho empreendido conhecido e reconhecido na sociedade. Esse movimento busca despertar a consciência das pessoas para a importância do cooperativismo e gerar orgulho naqueles que abraçam a causa.



Leia mais

 

ES Brasil Debate
Cooperativismo: juntos sempre mais fortes
Data: 10 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h30
Local: Auditório do Sebrae-ES
Endereço: Rua Belmiro Rodrigues da Silva, 170, Enseada do Suá, Vitória.
Inscrições gratuitas
Inscrições: debate.esbrasil.com.br
Informações: (27) 2123-6520

 

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!