23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Cresce número de famílias endividadas, segundo pesquisa

O percentual de contas atrasadas e dívidas familiares aumentou 0,3 pontos, chegando a 25%

De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o percentual de famílias endividadas ou com contas em atraso aumentou pela primeira vez em março. Os dados da pesquisa apontam que houve um crescimento de 0,3 ponto percentual, atingindo 25%.

A principal causa para o endividamento familiar tem sido o uso do cartão de crédito como o principal compromisso financeiro para 76,4% das famílias brasileiras. Outras causas apontadas pela pesquisa são os carnês, com 16,6%, seguido do crédito pessoal, que corresponde a 10,4% do endividamento familiar.

- Continua após a publicidade -

Desta forma, o índice de pessoas que declararam não ter condições de pagar suas contas ou dívidas passou de 9,7% (fevereiro) para 10% (março). O estudo aponta ainda que a proporção das famílias endividadas se manteve estável nos 61,2% de fevereiro, não acontecendo o mesmo com o período de março, em comparação ao ano passado.

Para a economista da CNC, Marianne Hanson, “o efeito sazonal do comprometimento de renda com gastos extras de início do ano influencia esse resultado”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA