Programa Cozinha Capixaba irá ofertar cursos de gastronomia no ES

cozinha capixaba
Foto: Divulgação

Programa Cozinha Capixaba, que irá atender mil pessoas no Espírito Santo, promete fortalecer ainda mais o turismo e as agroindústrias do Estado

Mil pessoas em todo o Espírito Santo irão receber cursos de gastronomia ao longo desse ano. As capacitações, que fazem parte de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES), serão feitas por meio do programa Cozinha Capixaba – Alimentação Inteligente.

A iniciativa, que busca incentivar a gastronomia regional, fortalecendo o turismo e a geração de emprego e renda, também irá valorizar os alimentos produzidos no Estado como embutidos, queijos, frutos do mar e carnes.

As aulas serão ministradas nas unidades móveis do programa: uma cozinha didática, adaptada em uma carreta, totalmente equipada, com capacidade para os alunos acompanhem cada uma das aulas em seu interior. Elas serão realizadas de segunda à sexta-feira com 20 alunos no período da manhã e outros 20 na parte da tarde.

O superintendente do Sesi-ES, Luís Carlos de Souza Vieira, explica que, além de saudáveis, as receitas também terão foco na economia. “Nas aulas ministradas por técnicos da área de nutrição do Sesi-ES são ensinadas receitas saborosas e nutritivas a baixo custo”, revelou.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, o Programa Cozinha Capixaba será de extrema importância para fortalecer a culinária local. “Nas regiões onde são tradicionais pratos com frutos do mar, serão oferecidas capacitações com esse foco. Será uma oportunidade de capacitação dos nossos cozinheiros e cozinheiras e geração de emprego e renda. Tudo isso vai incentivar o turismo, as agroindústrias e os nosso produtor típicos, como o socol, carne de sol, frutos do mar, massas, frutas e tantos outros”, destacou Octaciano. A expectativa é de que os cursos comecem a ser oferecidos ainda no começo de fevereiro.

LEIA TAMBÉM:
Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!