23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

Corpo de Bombeiros Militar inaugura unidade em Aracruz

Corpo de Bombeiros Militar inaugura unidade em AracruzNa manhã da última quinta-feira (14), o Corpo de Bombeiros Militar inaugurou a nova sede da 2ª Companhia Independente, em Aracruz. Os serviços oferecidos vão desde combate a incêndios urbanos e florestais, socorro a acidentes automobilísticos, resgate em altura, atendimento pré-hospitalar, bem como atividades ligadas à prevenção contra incêndio e pânico, tais como vistoria de “habite-se” e de regularização de edificações comerciais e residenciais.

A 2ª Companhia Independente está instalada na Avenida Presidente Castelo Branco, 476, Bairro Bela Vista, e atenderá a seis municípios: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Fundão, Santa Teresa e Itarana – atuando em uma área de 3.183 quilômetros quadrados, com uma população estimada em 150 mil habitantes.

- Continua após a publicidade -

O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Paulo Hartung; os secretários Estaduais de Segurança Pública e Defesa Social e de Desenvolvimento, André Albuquerque Guarcia e Márcio Félix, respectivamente, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, o secretário-chefe da Casa Militar, Hélvio Andrade, o coronel Fronzio Calheira Mota; os prefeitos de Aracruz e Ibiraçu, Ademar Devens e Naciene Vicente, o delegado de polícia Lauro Coimbra, superintendente de Polícia do interior; além de representantes de empresas locais, de brigadistas voluntários e de alunos de escolas da rede municipal de ensino.

Na ocasião o governador do Estado, Paulo Hartung, recebeu uma homenagem da Corporação pelo reconhecimento de seu empenho no desenvolvimento e ampliação dos serviços oferecidos à população capixaba.

Tempo – Resposta
A presença efetiva do Corpo de Bombeiros na região representa uma considerável redução do tempo de resposta, principalmente para as chamadas de atendimento a acidentes automobilísticos e aos variados tipos de ocorrências atendidas pela Corporação.
A redução do tempo resposta é uma política almejada pelo Corpo de Bombeiros . O planejamento estratégico que apontou a instalação de unidades em Aracruz e Nova Venécia contempla ainda outras implantações nos municípios de Cariacica, Anchieta e Guaçuí, no ano de 2011. Ao final desse ciclo o tempo resposta pra o atendimento em todo território estadual reduzirá de 1h 34 para 38 minutos em média.

Unidade Padrão
Com uma proposta diferenciada, as sedes das unidades operacionais do Corpo de Bombeiros em Aracruz e em Nova Venécia foram concebidas com o mesmo projeto. Para cada sede foi construído um prédio, com mais de 1,2 mil m² de área, distribuída por dois pavimentos. O primeiro pavimento está dividido em sala de instrução, recepção, almoxarifado, academia, sala de apoio e expurgo.

O segundo pavimento oferece alojamentos e vestiários masculinos e femininos, sala de reunião, sala administrativa, sala de comando, refeitório e recreação e cozinha. O atendimento ao público será realizado por meio da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico.

Novas viaturas
As novas viaturas adquiridas fazem parte de um convênio entre o governo do Estado e a Secretaria de Segurança Publica (SESP) com a Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp) que totaliza um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões na aquisição e reforma de viaturas operacionais, contabilizando um recorde de investimentos nestes treze anos de autonomia administrativa e financeira.
As novas unidades contarão com viaturas de combate a incêndio, resgate, transporte pessoal, vistorias e corte de arvore, além de equipamentos de mergulho,salvamento em alturas e incêndios florestais.

Novos uniformes
As tropas das novas unidades que participarão da inauguração estarão vestindo o novo fardamento comprado pela Corporação com inovações importantes para ser utilizado no serviço operacional. Esse uniforme recebeu faixas refletivas para aumentar a sua visibilidade durante a noite, além de receber tecidos mais elaborados com novas tecnologias que garantam maior performance e segurança. Com este novo modelo os bombeiros ganham em mobilidade e facilidade ao acessar equipamentos de proteção individual que podem ser guardados nos bolsos, por exemplo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA