Corecon

Elas nas profissões

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi promovido em 13 de março o evento “Elas nas Profissões 3.0”, que contou com a participação de três convidadas: a engenheira Flávia Giacomin, a produtora de cafés especiais Josane de Souza e a empresária Katiane Vieira.

A programação, ocorrida na sede do Conselho Regional de Contabilidade, em Vitória, foi marcada por debate com as palestrantes sobre mercado de trabalho e histórias de sororidade e superação. A realização foi do Fórum dos Conselhos Profissionais”, do qual o Corecon-ES faz parte.


HOMENAGEM EM BRASÍLIA

O presidente do Corecon-ES, Ricardo Paixão, recebeu uma homenagem em Brasília em reconhecimento ao trabalho de divulgação do III Desafio Quero Ser Economista, concurso realizado com estudantes do ensino médio.

Em 2018, o Espírito Santo liderou o ranking de inscrições, registrando a marca inédita de 376 estudantes (50,7% do total). No dia 31 de janeiro, durante a Sessão Plenária Ampliada do Cofecon, na capital federal, o dirigente ganhou o certificado de homenagem das mãos da economista Denise Kassama, coordenadora da Comissão de Educação do Cofecon.


AÇÃO NA JUSTIÇA

O Corecon-ES ganhou uma ação na Justiça em que solicitou a mudança no Edital 001/2018 do concurso público da Prefeitura Municipal de Itapemirim, garantindo o direito de economistas disputarem uma vaga ao cargo de auditor público interno/área administrativa. A decisão judicial determinou, ainda, a suspensão das datas das provas, que já estavam marcadas. O edital, em sua versão original, exigia que os postulantes tivessem curso superior em Administração de Empresas e pós-graduação na área.


MAIS CONTROLE NAS FINANÇAS

Um levantamento feito por CNDL, SPC Brasil e Banco Central mostrou que muitos brasileiros estão administrando melhor suas contas. Segundo os dados, oito em cada 10 (79%) consumidores adotaram novos hábitos voltados para a educação financeira. E 59% dos entrevistados revelaram que pesquisam os preços antes de comprar algum produto. “Não se pode fazer mágica. O segredo é acompanhar e monitorar diariamente as receitas e despesas, pois assim não há surpresas indesejadas no fim do mês”, avaliou o conselheiro do Corecon-ES Juliano César Gomes.


RETORNO ÀS ESCOLAS

O Corecon-ES iniciou as atividades de 2019 do projeto “Corecon-ES nas Escolas”. No dia 13 de fevereiro, o presidente do Conselho, Ricardo Paixão, ministrou a palestra “Desvendando a Profissão de Economista” para estudantes do Centro de Integração Empresa Escola do Espírito Santo (Ciee-ES) de Vitória. O projeto, iniciado em 2016, está na sua quarta edição e contempla instituições de ensino de todo o Estado com palestras sobre educação financeira e apresenta a profissão de economista como opção de carreira para alunos do ensino médio.

 

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!