Copom define taxa Selic nesta quarta-feira (19)

Foto: Jaelson Lucas/Divulgação SMCS

Esta é a sexta vez que a equipe do Copom se reúne para definir o valor da taxa básica de juros

Pela sexta vez o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne nesta sexta-feira (19) para definir a taxa básica de juros, a Selic. De acordo com a Agência Brasil, a expectativa é de que o decisão seja anunciada ainda hoje.

É possível que a taxa atinja 6,5% pela quarta vez consecutiva. Instituições financeiras consultadas acreditam que o valor se manterá dessa forma após a promoção de um ciclo de cortes que levou a taxa ao menor nível histórico.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Isso quer dizer que se houver uma baixa considerável, a tendência é diminuir os custos do crédito e incentivar a produção e o consumo.

A finalidade do aumento da Selic é apenas conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Entretanto, ao definir a taxa Selic, o BC está em busca de atingir a meta de inflação, que é de 4,5% neste ano, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25%, com tolerância entre 2,75% e 5,75%.

*Com informações da Agência Brasil

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!