Contribuinte pode consultar 5º lote do Imposto de Renda na segunda (9)

Receita Federal - Imposto de Renda
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O contribuinte pode consultar o extrato no site da Receita ou ligar para o Receitafone 146.

A Receita Federal contemplará mais de 2,3 milhões de contribuintes com o quinto lote de restituição do imposto de renda. Na próxima segunda-feira (9), a Receita abre as consultas. Os recursos a serem liberados somam R$ 2,8 bilhões e o crédito será realizado no próximo dia 16.

Para saber se foi contemplado, o contribuinte precisa acessar a página da Receita na Internet. Também pode ligar para o Receitafone 146. É possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados. O órgão disponibiliza também aplicativo para tablets e smartphone que facilita a consulta.

A Receita também vai liberar a restituição residual dos exercícios de 2008 a 2016, totalizando mais de 2,4 milhões de contribuintes, no valor de R$ 3 bilhões.

A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate no prazo, terá de fazer requerimento por meio da Internet. Basta preencher o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome