24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Empresas poderão abrir contas pela internet

A medida foi autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que passará a valer imediatamente

As empresas não precisam mais ir ao banco para abrir suas contas. A partir de agora, os interessados terão a facilidade de abrí-las pela internet, de acordo com o Conselho Monetário Nacional (CMN).

A facilidade está disponível para pessoas físicas desde 2016 e para microempreendedores individuais (MEI) desde janeiro deste ano. Esse tipo de conta é igual a uma conta normal, com a diferença de não exigir a ida a uma agência bancária para abri-la.

- Continua após a publicidade -

O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João André Pereira, declarou que a medida visa a promover ainda mais a segurança dos empresários. “Todas as regras de segurança, prevenção à lavagem de dinheiro, de controle, de identificação do titular continuam valendo”, afirmou.

Pereira justificou que a facilidade também estimulará a competitividade entre os bancos, de forma que aqueça a economia. “Esperamos impacto positivo na medida em que [a novidade] facilita o acesso a empresas menores. Isso pode estimular a concorrência entre as instituições”, explicou.

Vale lembrar que algumas modalidades continuam valendo apenas para pessoas físicas, como é o caso das contas normais de depósito, que oferecem livre movimentação, talão de cheques e operações de crédito (como cheque especial) e de investimentos e as contas eletrônicas, que isentam o cliente de tarifas caso seja movimentada exclusivamente pela internet.

Já as contas de pagamento (também chamadas de pré-pagas), que não permitem a utilização de cheque especial, apenas a retirada de recursos previamente depositados, estão disponíveis tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

*Da redação com informações da Agência Brasil

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA