27.7 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Construção da barragem Graça Aranha avança em Colatina

A obra foi iniciada em abril deste ano e já está com 50% de conclusão

As obras da barragem Graça Aranha, construída no distrito de Paul Graça Aranha, no município de Colatina, já está com 50% de conclusão. Nesta quinta-feira (22), o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Octaciano Neto, visitaram os canteiros da obra, que vai garantir o aumento da reserva de água para a população local em períodos de estiagem.

A obra teve início em abril deste ano e terá um investimento de R$ 937 mil. A barragem tem capacidade para 120 mil metros cúbicos de água. Já foram realizados serviços de sinalização da obra, instalação do canteiro e já foi iniciada a construção do barramento e serviço de esgotamento. Ainda serão executadas as atividades de drenagem, serviços ambientais, dentre outros.

- Continua após a publicidade -

“Construir a barragem aqui em Colatina é muito importante. Ainda mais em um momento como esse e ao contrário dos outros estados estamos investindo. O reservatório vai armazenar 120 milhões de litros de água. Estamos conseguindo um grande reservatório, mas temos que conscientizar, pois precisamos de uma agricultura sustentável. A área ambiental e da agricultura precisam estar juntos, lado a lado”, disse.

Já secretário Octaciano Neto destacou que o Estado passa pela pior estiagem dos últimos 80 anos e a barragem garante o abastecimento de água ao distrito em futuros períodos de seca. “A barragem terá capacidade para abastecer a comunidade de Graça Aranha e Paul de Graça Aranha por até 450 dias. Em períodos de seca, a reservação de água garante o abastecimento humano e não será preciso suspender a utilização na agricultura. Além das barragens, o Governo tem feito um trabalho amplo investido em refloresmento para garantir os recursos hídricos”, afirmou.

O prefeito de Colatina, Sérgio Meneguelli, falou da importância desse investimento durante a crise hídrica. “Nós temos que investir para aprender a lidar com a crise hídrica. Armazenando água estamos fazendo um trabalho muito importante”, explicou.

O aposentado Divaldo de Angeli, de 65 anos, que mora em Paul de Graça Aranha há mais de 30 anos comentou sobre a novidade. “Sofremos muito aqui na região com a alta de água. Faltava água para beber. A barragem vai evitar que a gente tinha que ir longe buscar água”, declarou.

Programa Estadual de Construção de Barragens

A obra faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que prevê o investimento de R$ 60 milhões, por meio de recursos da Seag, para a implantação de 60 reservatórios de água no interior do Estado até 2018.

A estimativa é que, com a implantação de todas as barragens, sejam armazenados 67,2 bilhões de litros de água: o suficiente para abastecer 1,2 milhão de pessoas durante um ano, ou irrigar 22 mil hectares de café.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA