Confiança dos empresários capixabas sofre retração em agosto

Foto: shutterstock

Desempenho, porém, é melhor que no mesmo período de 2017

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Vitória, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES), apresentou um crescimento em relação a agosto de 2017 e o desempenho continuou em alta, avançando 5,0%.

De acordo com a pesquisa, os números de agosto desse ano sofreram um recuo de 4,6% em relação ao mês de julho. Isso porque a variação em relação ao ano passado que vinha crescendo a dois dígitos passou a crescer em menor magnitude. A piora na avaliação das condições atuais da empresa, do setor e da economia vem sendo o fator que mais tem influenciado a queda no índice.

Após dois anos seguidos de recessão, os indicadores no início de 2018 apontavam para uma recuperação, mesmo que gradual, das atividades econômicas e da confiança.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, afirmou que esse cenário foi comprometido e a recuperação perdeu ritmo devido às várias incertezas entre elas, a paralisação dos caminhoneiros e a expectativa da definição do cenário político e econômico do país.

Além disso, Sepulcri reforçou que tem ficado cada vez mais evidente a situação de insegurança no comércio, com ocorrências de furtos e arrombamentos, o que influenciou diretamente na percepção dos entrevistados.

A avaliação das condições atuais da economia (ICAEC) foi a que registrou a maior queda em agosto frente a julho (-8,6%), marcando 76,9 pontos. O das expectativas para os próximos meses (IEEC) registrou a terceira queda consecutiva nessa comparação com recuo de 3,3%, mas ainda permanece no nível otimista com 138,4 pontos. As condições de investimentos (IIEC) obtiveram queda de 3,2%, ficando em 100,4 pontos.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, dois dos três subíndices avaliados ainda apresentaram variações positivas: o das condições de investimentos que ficou 17,0% melhor e a avaliação das condições atuais com resultado positivo de 3,9% em relação ao ano passado. Já o das expectativas, apresentou queda de 1,8%.

O indicador varia de 0 (zero) a 200 (duzentos) pontos na qual 100 corresponde à zona de indiferença, abaixo à situação de pessimismo enquanto acima significa otimismo.

ICEC

A Pesquisa do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em âmbito nacional e disponibilizada às federações para a elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador com capacidade de medir a percepção dos empresários do comércio sobre o nível atual e futuro da economia, do setor e da empresa, bem como a propensão a investir. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 175 empresas localizadas no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!