Conferência internacional “Besides the Screen” será realizada na Ufes

Foto: Reprodução/ IPTV USP

O evento busca capacitar o público, explorando novas e velhas tecnologias audiovisuais

A conferência internacional Besides the Screen traz para Vitória palestras, painéis, performances e trabalhos artísticos que exploram novas e velhas tecnologias audiovisuais. O evento será realizado de 31 de maio a 02 de junho, no campus Goiabeiras da Ufes.

Com o tema “Desdobrando Imagens: Realidade Virtual, Cinema Volumétrico e Controle de Espaços”, o evento busca abranger tanto o modo como a realidade virtual renova o meio cinematográfico quanto cria novas formas de controle territorial e cognitivo.

O evento surgiu em 2010, com o objetivo de reunir projetos de investigação dedicados a um assunto aparentemente secundário no campo de estudos do cinema: as suas instâncias de distribuição e consumo.

A entrada é gratuita e as inscrições  podem ser realizadas por meio do site http://besidesthescreen.com/

Confira a programação:

Quarta-feira (31)

09h:00: Credenciamento
09h30: Abertura
10h00: Palestras: Realidade virtual como trajetória: observações e provocações (Michael Naimark) e Documentários volumétricos imersivos (Mei-Ling Wong)
14h30: Palestras: Fotografia não humana: desdobrando o “nosso” mundo (Joanna Zylinska) e Performando as memórias do cinema (Matthew Jones)
18h00: Palestra: Fulldome: uma breve história (VJ Roger S)
19h30: Abertura de exposição + apresentações: Accelra e Line Describing a Cone Quinta-feira

Quinta-feira (1º)

10h00: Painel: Composição de Espaços (com Miro Soares, Alberto Greciano Merino, André Paz e Claudia Holanda, e Cesar Baio)
14h00: Painel: Ecologias Infraestruturais (com Leci Augusto, José Cláudio S. Castanheira, André Mintz e Bruno Zorzal)
16h30: Pesquisa artística: A realidade virtual como é vista (ou não vista) hoje (Tadeu Jungle) e Mais-que-cinema, quase-arquitetura (Raquel Garbelotti)
18h30: Palestra: Automação da percepção em três imagens (Fernanda Bruno)
20h00: Mostra Escalas Sônicas

Sexta-feira (02)

10h00: Painel: Vendo Dobrado / Seeing Double (com German Alfonso Nunez, Kathryn Siegel, Malvina Giordana, e Anthony Head & Santiago Tavera)
14h00: Painel: Narrativas Volumétricas / Volumetric Narratives (com Fabiano Pereira de Souza, Vanessa Santos, Vicente Gosciola et al, Tiago R. C. Lopes e Juliana Koetz, e Olga Kravchenko)
16h30: Pesquisa artística: Demoscene: arte computacional em tempo real (Hugo Cristo) e Arqueologia e Fantasmagoria: entre evidência, vidência e clarividência (Paola Barreto)
18h30: Palestra: It’s Alive!: o cinema como efeito especial e a fantasmagoria da vida inorgânica (Erick Felinto de Oliveira)
20h00: Cine Fantasma

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome