Conceito máximo em avaliação do MEC

Categorias como o ensino, a pesquisa, a extensão e a responsabilidade social são analisadas

O Ministério da Educação (MEC) realiza, todos os anos, uma avaliação dos cursos de graduação do ensino superior, que visa a transmitir transparência sobre os dados qualitativos presentes nas mais diversas instituições do Brasil, com o principal intuito de melhorar a oferta de educação para aqueles que ingressam na vida universitária.

No Espírito Santo, a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam) foi uma das faculdades que conquistaram a nota 5 na avaliação do MEC. A faculdade ficou entre as primeiras mais bem qualificadas, sendo destaque em aspectos como metodologia de ensino e grade curricular, entre outros.

De acordo com o diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka, a avaliação máxima da faculdade é gratificante. “Para nós, é motivo de muito orgulho a nota máxima na avaliação de conceito institucional. O MEC é o órgão regulador das instituições de ensino e, por esse motivo, trata-se de um resultado extremamente significativo, pois comprova nossa excelência de ensino. Essa excelência, nós buscamos e praticamos diariamente com oferta das condições de ensino. E, assim, fica comprovada essa excelência nas políticas de ensino, pesquisa e extensão, em infraestrutura, no corpo docente, no corpo técnico-administrativo e na formação dos profissionais que disponibilizaremos para o mercado”, avaliou.

Já a Universidade Vila Velha (UVV) foi classificada como a nona melhor faculdade particular do país. “Avaliamos o resultado com muita felicidade e como um reconhecimento pelos 41 anos de dedicação exclusiva ao ensino superior no Estado. E, principalmente, pelo fato de a vocação acadêmica e científica estarem se consolidando em razão do credenciamento como primeira e única universidade particular do Espírito Santo”, contou o reitor da UVV, Heráclito Amâncio Pereira Junior.

O projeto educacional da Rede Doctum acumulou a nota 4 em diversos quesitos e alcançou mesma nota da renovação do conceito de curso Direito. Para a superintendente de Ensino da entidade, Ivana Leitão, o resultado veio por meio de um trabalho constante para manter a faculdade entre as melhores. “As avaliações do MEC, de maneira geral, retratam os esforços de toda a nossa instituição na busca pela excelência. Além disso, trazem também a possibilidade de reflexão em relação ao que poderemos fazer para seguirmos firmes no propósito de transformar vidas por meio da educação e determinados na manutenção do foco no aluno, que são nossa razão de existir”, finalizou.

Classificação

O Conceito Preliminar de Curso vai de 1 a 5 e, operacionalmente, cursos que obtiverem notas 1 e 2 são automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. Dessa forma, podem perder a licença para continuarem as atividades.

Cursos com conceito 3 são aqueles que atendem satisfatoriamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Já os com conceito 5 são cursos de alto nível, devendo ser vistos como referência pelos demais. Os dados divulgados este ano se referem a 2016.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome