Como os fornecedores podem ser certificados pelo Prodfor

Prodfor
Foto: Jackson Gonçalves

O programa é a porta de entrada para pequenos e médios negócios terem acesso às grandes empresas e ofertarem produtos e serviços.

No dia 19 de dezembro, 27 empresas receberam a certificação do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor). Em 20 anos de existência, o programa já alcançou a marca de 689 empreendimentos reconhecidos.

Ter a qualidade atestada pelo Prodfor é uma maneira de a empresa ser vista como adequada e atendendo a uma série de critérios do sistema de gestão em qualidade. A empresa começa a fazer parte de um cenário de grandes oportunidades. É uma possibilidade de realizar negociações comerciais com grandes negócios e até mesmo ampliar o raio de atuação para outros estados.

Candidaturas

O ingresso no programa é feito de duas maneiras: por meio de indicação de uma das mantenedoras ou com a candidatura feita pela própria empresa. Grupos de fornecedores são reunidos anualmente para a formação em um período que dura 12 meses. Para se candidatar, basta solicitar um formulário à secretaria do Prodfor, preenchê-lo e enviar com uma cópia do balanço social do último treinamento da empresa.

Benefícios

Segundo o coordenador-executivo do Prodfor, Luciano Raizer Moura, se o fornecedor não for qualificado, pode ficar fora do jogo. “Numa época de crise, as oportunidades são mais restritas e os grandes empreendimentos passam a ser mais exigentes, preferindo optar por quem é certificado. Nenhum comprador de grande empreendimento vai ter o risco de comprar de um fornecedor não qualificado”, declarou.

Ele explica que, apesar de o Prodfor manter a empresa em contato com os grandes negócios, a escolha dos fornecedores se torna mais exigente num período de recessão. Mas, a certificação não garante o sucesso para a empresa, apesar de mantê-la no cenário. A habilidade comercial, segundo Raizer, é o que vai garantir a sobrevivência e a expansão.

Certificações

Auditorias independentes verificam individualmente o atendimento aos requisitos estabelecidos pela Norma ISO 9001:2008 para obter a certificação. Depois de aprovada pela auditoria, a empresa recebe um certificado de fornecedor qualificado que tem validade de dois anos, com realização de auditorias periódicas anuais.

Atualmente, o Prodfor promove o desenvolvimento de fornecedores em quatro sistemas de gestão:

SGQF – Sistema de Gestão da Qualidade em Fornecimento
SGA – Sistema de Gestão Ambiental
SGSS – Sistema de Gestão em Saúde e Segurança
SGFFT – Sistema de Gestão Financeira, Fiscal e Trabalhista

Toda a fase de desenvolvimento dura cerca de doze meses e é custeada pelos fornecedores sob supervisão das empresas mantenedoras.