22.7 C
Vitória
terça-feira, 16 abril, 2024

Comissão do Governo do ES visita Pituaçu e volta com boas impressões

Comissão do Governo do ES visita Pituaçu e volta com boas impressõesO Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA) foi visitado na última quinta-feira (11) por membros da comissão do Governo do Espírito Santo, formada por integrantes da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) e do Instituto de Obras Públicas do Espírito Santo (Iopes).

A segunda visita técnica foi supervisionada pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer Vandinho Leite, que acompanhou de perto todos os detalhes da atual administração do estádio baiano.

- Continua após a publicidade -

Diferente do que foi visto na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), onde a comissão realizou a primeira visita técnica, o Estádio do Pituaçu é administrado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), uma autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esporte (Setras).

Todos os detalhes foram observados pela comissão capixaba, que foi destacada para desenvolver um plano de gestão profissional para o Estádio Estadual Kleber Andrade, que está sendo construído pelo Governo do Espírito Santo, no município de Cariacica.

Diversos pontos foram observados pela comissão, entre os positivos estão àcontratação de uma empresa única para manutenção do gramado, utilizado apenas para jogos de futebol profissional – o Estádio de Pituaçu é utilizado pelo time do Bahia na Série A do Campeonato Brasileiro de 2011 -, a utilização de métodos que reduzem os custos de manutenção, assim como outros detalhes técnicos.

Para garantir a vida útil do Estádio de Pituaçu, a Sudesb garantiu a contratação de quatro empresas que terceirizam a limpeza, a segurança e a manutenção do gramado. Tudo isso para garantir a conservação dos 31.677 lugares e os demais espaços que são oferecidos ao público.

A comissão foi apresentada a cada detalhe também físico, como salas e cabines de imprensa, sala de videomonitoramento, salas dos destacamentos policiais e departamento médico, vestiários, sistema de bilheteria eletrônica, tendo, inclusive, confecção de bilhetes no próprio Estádio.

O secretário Vandinho Leite destacou que assim como na primeira visita, feita ainda no mês passado, muitas informações importantes e pontos positivos puderam ser observados.

“Mesmo com o valor reduzido para se realizar a gestão e a manutenção, o Estádio de Pituaçu é bem conservado e tem como uma das principais características o gramado de boa qualidade, tendo recebido, inclusive, o título de melhor gramado da Série B do Campeonato Brasileiro do ano passado, e está entre os cinco melhores da Série A deste ano”, ressaltou Vandinho.

Outro ponto observado pelo secretário é que as dependências do estádio poderiam sermais bemutilizadas fora dos jogos de futebol. Diferente do Kleber Andrade, que tem conceito de uma arena multiuso, sendo utilizado por programas sociais de inclusão social e para outras modalidades esportivas, o Estádio de Pituaçu hoje é reservado exclusivamente para os jogos de futebol profissional.

“O Estádio Estadual Kleber Andrade terá um prédio educacional que vai oferecer atividades de inclusão social, ele terá uma pista de atletismo que vai garantir o fortalecimento da pratica esportiva no Estado do Espírito Santo. Ele terá ainda cinco quadras poliesportivas que vão oferecer espaços e condições para práticas esportivas e desenvolvimento de outras modalidades. Ou seja, a obra que está sendo construída ao lado do modelo de gestão que estamos montando, vai nos permitir trabalhar para atender mais pessoas e trazer a comunidade para dentro de nosso complexo esportivo”, afirmou.

Informações técnicas do Estádio de Pituaçu

Capacidade: 31.677 torcedores
Cadeirantes: 36 lugares
Campo de futebol: 105 x 68m
Placar eletrônico: 70m²

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA