Comércio e serviços lideram contratações em outubro no Espírito Santo

Comércio no Shopping Vitória
Foto: Jackson Gonçalves

O resultado é o melhor registrado para o mês de outubro dos últimos dois anos e confirma a tendência positiva iniciada em agosto de 2017.

O comércio do Espírito Santo foi novamente o setor que mais criou vagas de trabalho. No Estado, o mercado de trabalho apresentou avanços na criação de empregos formais pelo segundo mês consecutivo.

O comércio capixaba obteve saldo líquido positivo de 962 postos de trabalho formais no mês de outubro. Foram 6.118 contratações e 5.156 demissões. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A análise é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

O resultado é o melhor registrado para o mês de outubro dos últimos dois anos. A tendência recente de saldos positivos foi iniciada em agosto. Em comparação aos registros anteriores, o saldo líquido no mês de outubro de 2016 foi negativo em 1.827 postos formais de trabalho, e 2015, negativo em 3.371.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, afirma que os resultados já se mostram superiores aos do ano passado. “A tendência positiva de criação de vagas deve se confirmar com a chegada das festividades de fim de ano. A melhoria nas expectativas dos empresários para os próximos meses já havia sido apontada pelas pesquisas de confiança”, explica.

Sepulcri ainda destaca que os empresários também estão confiantes de que a aprovação da reforma trabalhista contribua nessa recuperação, refletindo nos resultados do mercado de trabalho a partir de novembro.

Acumulado do ano

Apesar de apresentar o segundo resultado positivo consecutivo, o comércio capixaba ainda possui um acumulado negativo até outubro. Foi registrado o fechamento de 2.214 postos de trabalho formais desde janeiro.

O setor de serviços apresentou o segundo maior saldo para outubro no Estado, com a criação de 641 postos formais. Esse resultado positivo representa 1.004 postos de trabalho o acumulado do setor no ano.

A agricultura e a indústria foram os setores que registraram os saldos negativos no mês de outubro. Houve fechamento de 151 e 87 postos de trabalho no Estado, respectivamente.

Brasil

O Brasil registrou novamente saldo positivo entre admitidos e desligados em outubro. Foram 76.599 empregos com carteira assinada. Os setores que puxaram os resultados positivos da criação de vagas no país foram o comércio e a indústria.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome