23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

CNH Social: Inscrições começam nesta quarta (07), segundo Detran|ES

Inicialmente serão disponibilizadas três mil vagas. Inscrições podem ser realizadas por meio do site do órgão

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), está ofertando a CNH Social, programa que proporciona a oportunidade de pessoas de baixa renda terem o documento de habilitação. As inscrições podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (07) até o dia 05 de abril.

Neste ano, serão oferecidas nove mil vagas, sendo três mil na primeira etapa. Serão distribuídas 60% das vagas para moradores do interior do Espírito Santo, 40% para moradores da Grande Vitória e 5% para portadores de necessidades especiais.

- Continua após a publicidade -

A novidade é que não será necessário ir às agências do Detran|ES para se cadastrar. Neste ano, o sistema será todo informatizado. De acordo com o diretor do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, as duas primeiras etapas serão totalmente online. “Basta acessar o site e cadastrar os documentos que são pedidos. A intenção é facilitar a vida do candidato”, disse.

O diretor destacou que as etapas compreendem três módulos: inscrição, seleção e processo de habilitação. Por último, o candidato passará por exames médicos e psicológicos, e toxicológicos, para quem vai alterar a carteira para as categorias “C”, “D” e “E”.

Os candidatos selecionados pelo programa serão dispensados dos pagamentos de exames de aptidão física, mental e toxicológico. O Detran|ES também se comprometerá a pagar todos os cursos teóricos – técnicos e de prática de direção veicular, bem como as aulas ministradas por meio do simulador de direção.

Programa

O Programa CNH Social foi instituído pelo Governo do Estado do Espírito por meio da Lei Nº 10.786, de 2017, que altera a Lei original N° 9.665, de 2011. Trata-se de um programa social que oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos automotores possibilitando, gratuitamente, o acesso das pessoas de baixa renda à obtenção da “Primeira Habilitação” nas categorias A ou B, bem como a “Adição de Categoria” A ou B  e  “Mudança de Categoria” C, D ou E.

Quem pode participar?

Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa receber até dois salários mínimos, ser maior de 18 anos e estar inserido no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). “Por isso o programa foi dividido em três fases para oportunizar a quem não possui ainda o CadÚnico”, concluiu Scheibe Neto.

Inscrições

As inscrições serão feitas por meio do site do Detran|ES até o dia 05 de abril de 2018. Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: primeira Carteira Nacional de Habilitação – CNH; adição das categorias A ou B; ou mudança para categorias C, D ou E.

Entre os candidatos que se declararem PCD, somente serão contemplados aqueles cujo a deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.

Resultado

A relação final dos selecionados para o programa, referente a primeira etapa de inscrições, será disponibilizada exclusivamente por meio do site www.detran.es.gov.br, no dia 19 de abril de 2018.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA