Brasil comemora 10 anos de cirurgias robóticas

Foto: Reprodução / Diário do Grande ABC

Hospital Einstein alcançou em abril a marca de mais de 7 mil cirurgias robóticas realizadas em um decênio

Neste ano, as cirurgias robóticas completam 10 anos. Até hoje foram feitas mais de 17 mil cirurgias com essa tecnologia minimamente invasiva que garante mais precisão, incisões menores e tempo de recuperação mais curto.

E como exemplo de hospital especializado nesse procedimento está o Hospital Israelita Albert Einstein que realizou mais de 7 mil cirurgias e se consagra como único Centro de Excelência em Cirurgia Robótica da América Latina certificado pela Surgical Review Corporation (SRC), empresa independente de acreditação de centros de excelência sediada nos Estados Unidos.

A primeira cirurgia robótica no Albert Einstein aconteceu na manhã de 30 de março de 2008 em que o paciente foi submetido à cirurgia de prostatectomia radical, popularmente conhecida como cirurgia robótica de próstata. Ao todo, 20 profissionais participaram da cirurgia.

“O diferencial de um Centro de Excelência em Cirurgia Robótica não é apenas o robô, mas toda a infraestrutura e capacitação de médicos e enfermeiros para que os procedimentos tenham resultados extremamente positivos. Hoje, o Hospital Israelita Albert Einstein é líder na América Latina. Estamos acompanhando com muita atenção o que está chegando à plataforma de cirurgia robótica com objetivo de formar e atualizar nossos cirurgiões e residentes”, afirmou o presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e médico cirurgião certificado em cirurgia robótica desde 2009, Sidney Klajner.

O Albert Einstein investe continuamente nessa tecnologia. Em 10 anos, foram injetados mais de R$ 46 milhões em cirurgia robótica. Dos 40 sistemas robóticos instalados no Brasil, três estão na Unidade Morumbi. O modelo mais recente, o Da Vinci Xi, foi adquirido em meados 2017.

Além disso, o hospital conta, atualmente, com mais de 140 médicos capacitados para cirurgia robótica. Desse total, 13 têm o título de proctor em diversas especialidades. Proctors são médicos com vasta experiência em cirurgia robótica e têm a responsabilidade de acompanhar os primeiros procedimentos robóticos dos cirurgiões especialistas em treinamento na tecnologia, além de assegurar o bom andamento da cirurgia robô-assistida.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!