Chuva de meteoros será visível do Brasil neste domingo (22)

Foto: Reprodução web

De acordo com especialistas, este evento será realizado por todo ano, com um fluxo de 10 a 20 meteoros rasgando o céu por hora

Uma chuva de meteoros periódica, conhecida como Liríadas, poderá ser presenciada a olho nu neste domingo (22). O fenômeno poderá ser observado em várias partes do mundo, e no Brasil será visível principalmente a partir das regiões Norte e Nordeste.

De acordo com o Observatório Nacional, este evento será realizado por todo ano, com um fluxo de 10 a 20 meteoros rasgando o céu por hora. No ápice, esse número pode chegar a até 100 meteoros por hora.

O portal explica também que a chuva de meteoros ocorre quando a Terra “invade” a órbita de um cometa. Os cientistas conseguem prever quando isso vai acontecer pelo cálculo de órbitas de cometas já conhecidos. Os fragmentos desses cometas entram na atmosfera e se queimam formando o rastro de luz, muitas vezes visível.

Quem perder a primeira chuva de meteoros terá outra oportunidade na madrugada de domingo para segunda (23), na qual poderá ser visto alguns rastros no céu. A chuva de estrelas cadentes aparecerá por alguns instantes no céu, com pico próximo da estrela brilhante Vega, no horizonte norte, ainda antes do amanhecer.

É importante ressaltar que para observar a Liríadas adequadamente é preciso estar em um lugar onde o céu não esteja encoberto e longe das luzes das cidades.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!