Chapada dos Veadeiros: incêndio já devastou 64 hectares

Incêndio na Chapada dos Veadeiros
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A expectativa das brigadas que combatem o incêndio é de eliminar os focos até o fim de semana.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está sendo devastado por um grande incêndio que começou em 12 de outubro. Mais de 64 mil hectares já foram destruídos. A expectativa das brigadas é combater o fogo até o fim de semana.

Segundo informações da Agência Brasil, as estratégias para acabar com o incêndio são prejudicadas pelo fenômeno da reignação. Os brigadistas conseguem apagar as chamas, mas as altas temperaturas e o vento estimulam o reaparecimento do fogo.

As equipes de combate ao incêndio contam com representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de bombeiros do Distrito Federal e de Goiás, além de voluntários.

Suspeita de crime

Os combatentes têm trabalhado com a hipótese de incêndio criminoso. As equipes se baseiam na análise da propagação e do surgimento dos focos de incêndio para suspeitar que o fogo tenha sido colocado propositalmente.

O Ministério do Meio Ambiente informou que já fez a solicitação ao Ministério da Justiça para a Polícia Federal realizar uma investigação. Este é o maior incêndio de toda a história do parque.

O lugar é importante e reconhecido pela sua biodiversidade. A unidade de conservação foi ampliada em junho deste ano e passou de 65 mil hectares para 240 mil.
A Chapada dos Veadeiros é refúgio de espécies ameaçadas de extinção ou que só existem no local. Entre elas estão o cervo-do-pantanal, o lobo-guará, o pato-mergulhão e a onça-pintada.

O parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2001.

Incêndio na Chapada dos Veadeiros
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Compartilhe

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome