Cesan permanece como fornecedora em Vitória

Estação de tratamento de Mulembá, em Joana D'Arc, Vitória (Fotografia - Samira Gasparini)

Em contrato assinado nesta quinta-feira (21), investimentos em saneamento também serão ampliados

O Governo do Estado e o Município de Vitória assinaram, nesta quinta-feira (21), o contrato que permite à Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) continuar a prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na cidade pelos próximos 30 anos.

Pelo acordo, a Cesan vai realizar os investimentos necessários para atender ao plano municipal de saneamento. Durante a solenidade realizada no Palácio Anchieta, foram assinados outros dois convênios para serviços de saneamento na Capital.

O governador Renato Casagrande pontuou a importância da assinatura do contrato e dos investimentos em saneamento básico para que as pessoas mais necessitadas possam ter mais qualidade de vida.

“Onde não tem saneamento é justamente onde está a população mais necessitada morando. É nessa região que a agência reguladora vai acompanhar de perto os investimentos, cobrar que tudo esteja feito dentro do contrato, pois são as pessoas que mais necessitam de qualidade de vida”, afirmou.

De acordo com Cael Linhalis, os investimentos vão garantir que o serviço de coleta e tratamento de esgoto seja universalizado no município. Em Vitória, a coleta e o tratamento do esgoto já estão disponíveis para 91,4% da população, sendo que 83,1% dos moradores já ligaram seus imóveis às redes da Cesan, faltando apenas que 8,3% da população que tem o serviço disponível faça a ligação dos imóveis ao sistema de esgotamento.

“Nos próximos quatro anos a Cesan prevê investimentos de mais de R$ 2 bilhões na ampliação dos serviços de coleta, tratamento de esgoto e abastecimento de água nos municípios que atende”, frisou o presidente da Companhia.

Assim como em todos os 52 municípios onde atua, a Cesan atingiu a universalização nos serviços de abastecimento de água em Vitória no ano de 2009. Desde então, a Companhia realiza as obras necessárias para que o serviço acompanhe o crescimento da população. O contrato de programa também garante que o sistema de abastecimento de água receba os investimentos necessários para acompanhar o crescimento da cidade.

Na mesma solenidade, o Estado do Espírito Santo e o Município de Vitória também firmaram convênio de cooperação para atuação associada no setor de saneamento básico, em atendimento ao artigo n° 241 da Constituição Federal. Outro convênio assinado atribui à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) a regulação, controle e fiscalização dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto na Capital.

*Da redação com informações do Governo do Estado


LEIA MAIS

Cariacica e Viana recebem investimento na área de saneamento

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!