19ª Certificação do Prodfor: 689 fornecedores qualificados desde 1998

Certificação Prodfor 2016
Fornecedores certificados pelo Prodfor em dezembro de 2016 (Foto: Jackson Gonçalves)

O Prodfor realiza a cerimônia nesta terça (19), em Vitória. As empresas são certificadas em gestão de qualidade, financeira e fiscal, ambiental e de saúde e segurança.

A noite de 19 de dezembro será de festa com o evento de certificação de 27 empresas pelo Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor). A cerimônia também acontece em comemoração aos 20 anos de existência do programa.

Desde 1998, o Prodfor já certificou 689 empresas. Ter a qualidade atestada pelo Prodfor é uma maneira de a empresa ser vista como adequada e atendendo a uma série de critérios do sistema de gestão em qualidade.

A empresa que passa a fazer parte do programa entra em um cenário de grandes oportunidades. O Prodfor é a porta de entrada para pequenos e médios negócios terem acesso às grandes empresas e ofertarem produtos e serviços.

Segundo o coordenador-executivo do Prodfor, Luciano Raizer Moura, se o fornecedor não for qualificado, pode ficar fora do jogo. “Numa época de crise, as oportunidades são mais restritas e os grandes empreendimentos passam a ser mais exigentes, preferindo optar por quem é certificado. Nenhum comprador de grande empreendimento vai ter o risco de comprar de um fornecedor não qualificado”, declarou.

Oportunidades
Prodfor Certificação Fornecedores
Foto: Divulgação

A essência do Prodfor é a criação e a manutenção de um elo de aproximação dos fornecedores capixabas com as grandes empresas aqui instaladas. As normas e técnicas exigidas pelo programa visam à padronização de serviços e à garantia da qualidade. Quando um fornecedor é certificado e se destaca, uma janela de oportunidades se abre para ele.

A regra de ouro do Prodfor é garantir que as empresas qualificadas sejam recebidas pelas mantenedoras. Elas podem agendar horários com setores responsáveis pelas compras e oferecer seus produtos e serviços.

História

Há 20 anos, as aquisições de fornecedores capixabas feitas pelas grandes empresas do Espírito Santo eram praticamente inexistentes. A acusação era sempre a mesma: de que os fornecedores locais não tinham competência, não cumpriam corretamente os prazos, nem contavam com capacidade técnica adequada.

Como não era nem recebido pelas gigantes aqui instaladas, o empresário local não tinha ânimo nem interesse em realizar investimentos e melhorias para tentar concorrer a esse mercado. “Isso mudou com o Prodfor. O programa levou competência para os fornecedores, que passaram a se qualificar e, com isso, geraram mais negócio”, considera o coordenador-executivo.

O Prodfor surgiu de forma inusitada e pioneira, porque não era um modelo que havia sido desenvolvido em nenhum outro lugar. Porém, as mantenedoras, apesar de já serem autossuficientes, apostaram na criação do programa.

De lá pra cá, vários outros estados desenvolveram programas baseados na metodologia do Prodfor. Mas nenhum deles conseguiu chegar na dimensão da experiência capixaba, com 20 anos de existência, com o número de empresas qualificadas, que está chegando a marca de 700, nem com o total de auditorias realizadas no decorrer desse período.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!