Cerco eletrônico para carros com câmeras em 18 pontos de Vitória

Foto: Diego Alves/PMV

Os equipamentos leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos que passarem pela “barreira eletrônica”

Começou a funcionar em Vitória, nesta sexta-feira (20), um sistema inteligente de monitoramento de veículos: o Cerco Inteligente de Segurança. Essa “barreira eletrônica” será utilizada para o combate ao roubo de carros e a todos os tipos de crimes que envolvem o uso de veículos.

Ao todo, 18 diferentes pontos da cidade já contam com as câmeras, que são capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos de barreira.

São 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passarem pelas barreiras. Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Foto: Carlos Antolini

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal, que solicitará a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

“O sistema funcionará de forma integrada com as demais instituições de segurança do Estado, como as Polícias Militar, Civil e Federal, que vão poder utilizar essa ferramenta para auxiliar em investigações. Além disso, o Cerco Inteligente vai ajudar a Prefeitura de Vitória a localizar e monitorar áreas com maior incidência de crimes e adotar ações para redução de ocorrências”, apontou o secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!