Capixabas disputam ultramaratona de mountain bike em MG

Foto: Divulgação

A dupla participará da prova que tem 300 km de distância, e que devem ser percorridos no máximo em 30 horas

Os capixabas Sidney Ataide, de 41 anos, e Pedro Buery, de 31 anos, se preparam para enfrentar um desafio de mountain bike neste sábado (19), na cidade de Três Marias, localizada em Minas Gerais. A dupla disputará a ultramaratona Caminhos de Rosa, que leva esse nome em homenagem ao escritor Guimarães Rosa, nascido na região.

Ataide, conhecido como Sidão, mora em Itaúnas e pratica o esporte há quase 20 anos, com experiência em inúmeras provas por todo o país. Já Buery, mora em Vila Velha, é ultramaratonista, acostumado a grandes desafios e vai tentar, pela segunda vez, concluir a prova, já que em 2016 correu na categoria solo e não alcançou seu objetivo.

A equipe contará com Adalto Pereira, que fará o apoio. A prova tem 300 km de distância, que devem ser percorridos no máximo em 30 horas, ou então a dupla é desclassificada. O percurso é o mesmo por onde Guimarães Rosa passou na década de 50 e pelo caminho escreveu um de seus maiores sucessos, “Grande sertão: Veredas”. A chegada acontece em Cordisburgo, cidade em que nasceu o poeta.

Para Atade esse será o maior desafio de sua carreira. “Tenho costume de correr provas de um dia, ou por etapas, mas fazer 300 km nas condições do sertão será, sem dúvida, um grande desafio”, explicou.

A dupla pretende concluir a prova em até 20 horas, para isso deve pedalar o dia todo, com temperatura em torno de 40 graus e umidade relativa do ar por volta de 15%. À noite a temperatura cai bastante e fica em aproximadamente 15 graus.

Eles estão em intensa preparação. Juntos fizeram um primeiro simulado nas montanhas com 150 km e um segundo teste, no qual percorreram 200 km afinando os detalhes para o grande dia.

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome