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quarta-feira, 24 abril, 2024

Camaro: a volta de um clássico

Camaro: a volta de um clássicoÍcone de gerações, o Chevrolet Camaro está de volta. Passados 44 anos de sua primeira versão, o modelo ainda encanta os fãs daquela época e conquista novos admiradores por onde passa. A primeira geração do carro, apresentada em 1966, possuía oito diferentes opções de motor; duas de seis cilindros e as outras V8. A segunda geração, lançada quatro anos depois, chegava ao mercado com visual marcante e espaçoso. A terceira família chegou em 1982 completamente remodelada, com linhas quadradas e futuristas. Já a quarta geração, de 1993, mantinha a mesma filosofia da primeira, com motor V6 e V8, e tinha o modelo conversível como novidade. Essa última geração foi produzida até 2002. Em 2006, a Chevrolet apresentou no Salão de Detroit, nos Estados Unidos, uma nova versão do Camaro, inspirada nas anteriores, mas totalmente contemporânea e moderna. O carro caiu no gosto do público e, meses depois, a montadora anunciava o início de sua produção.

O Camaro desembarcou no Brasil em novembro do ano passado, e já havia fila de espera por ele. A versão apresentada é a SS, equipada com o motor mais potente da linha – V8 de 6.2 litros, que desenvolve 406 cavalos de potência a 5.900 rpm. O motor possui sistema AFM (Active Fuel Management), que desliga automaticamente os cilindros. Dessa forma, em velocidade constante, o sistema de injeção desliga os cilindros, reduzindo o consumo de combustível. Os 406 cv de potência, em conjunto com o motor V8, trabalham a transmissão sequencial/automática de seis velocidades. Por meio desse sistema, o motorista pode trocar as marchas utilizando os botões localizados atrás do volante.

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O estilo esportivo do Camaro é marcante em vários detalhes. Os controles de marcha no volante garantem ao motorista a sensação de dirigir um carro de corrida. Além disso, o modelo oferece controle de estabilidade e tração, que atua em dois diferentes níveis. O modelo vem equipado com suspensões Multi-link independentes nos dois eixos. As rodas são de alumínio 20″, e os pneus têm medidas 245/45 ZR 20, na dianteira, e 275/40 ZR 20, na traseira.

O design do Camaro chama atenção por onde o carro circula. Um dos motivos talvez seja sua atuação no filme “Transformers”, como o robô Bumblebee, ou, ainda, por conta de seu traçado futurista, seu design arrojado e suas linhas fluidas. A frente do veículo transmite a sensação de poder, com visual agressivo. Para completar, os para-lamas são salientes e altos, a traseira possui quatro lanternas retangulares e para-choques que abrigam as luzes de ré e os sensores de estacionamento – todos itens de série.

O interior do Camaro garante um espetáculo à parte. O painel de instrumentos tem mostradores em profundidade envolvidos por duas molduras quadradas e o toque especial fica por conta da iluminação Ice Blue. À esquerda, ficam o velocímetro e o marcador de temperatura do motor; à direita, o conta giros, e no mostrador central está a tela de cristal líquido, com indicações do nível de combustível. O volante de três raios é revestido em couro e possui ajuste de altura e profundidade. Os bancos também possuem revestimento em couro e contam com oito posições de regulagem elétrica para o motorista. Além disso, os bancos têm sistema de aquecimento.

O entretenimento fica a cargo do sistema de som, que inclui rádio com CD Changer para seis discos, MP3 player, entrada auxiliar e USB no console central. Um sistema premium de 245 watts, da Boston Acoustics, com nove alto-falantes também integra o Camaro. Outra novidade é o sistema PDIM (Portable Device Interface Module), que permite transmitir áudio de qualquer dispositivo que tenha bluetooth para o áudio do carro. Mas a novidade tecnológica que tem chamado a atenção é o sistema HUD (Head-Up Display), que projeta no para-brisa do Camaro as informações de velocidade, rotação do motor e até as estações de rádio.

A Chevrolet trouxe ao Brasil uma linha de acessórios que permitem personalizar o veículo. São sete itens disponíveis, entre eles cobertura para motor, dois tipos de faixas decorativas, tampa do tanque em aço escovado, grade frontal diferenciada, aplique estéticos para o interior e capa protetora exclusiva. Para ter um Camaro na garagem, basta enfrentar uma longa fila de espera e desembolsar cerca de R$ 185 mil, pela versão mais simples.

Destaques do modelo

•Rodas de alumínio 20″ e pneus 245/45 ZR 20, na dianteira, e 275/40 ZR 20, na traseira
•Iluminação Ice Blue no painel
•Sistema HUD, que projeta no para-brisa informações de velocidade e rotação do motor
•Motor V8 de 6.2 litros, com 406 cavalos de potência

Mecânica

Chevrolet Camaro SS
Motorização
•Tipo: V8, 16 válvulas (duas por cilindro)
•Potência máxima (cv/rpm): 406 cv a 5.900 rpm
•Torque máximo: 56,7 kgfm a 4.600 rpm
•Combustível: gasolina premium

Transmissão

•Sequencial/automática de 6 velocidades

Suspensão

•Dianteira: independente do tipo Multi-link
• Traseira: independente do tipo Multi-link

Direção

•Hidráulica

Freios

•Dianteiros/traseiros: discos ventilados dianteiros e traseiros e sistema de freios antibloqueante (ABS)

Pneus e rodas

•Pneus: 245/45ZR20 (dianteiro) e 275/40ZR20 (traseiro)
•Rodas: 20×8 – Alumínio (dianteira) e 20×9 – Alumínio (traseira)

Dimensões

•Comprimento [mm]: 4.836
•Largura [mm]: 2.089 (total sem espelhos)
•Altura [mm]: 1.371
•Distância entre eixos [mm]: 2.852

Capacidade

•Peso em ordem de marcha [kg]: 1.790
•Capacidade de porta-malas [I]: 384
•Capacidade do tanque [I]: 71

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