24.4 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Brasileira tira nota 10 no “Enem” da Islândia

Beatriz se mudou para o país para participar de um programa de evangelização

A brasileira Beatriz Ladeira, 15 anos, foi destaque na imprensa da Islândia. É que ela alcançou a nota máxima em uma prova nacional para estudantes, o chamado “Enem” do país. Tudo isso após vencer a dificuldade do idioma.

A menina, que é de Jundiaí (SP), foi considerada a melhor estudante da Islândia. Em entrevista ao G1, Beatriz se diz surpresa. “É uma coisa inacreditável”. Beatriz está com a família, os pais e os quatro irmãos em Reykjavík, capital do país, desde 2016.

- Continua após a publicidade -

Beatriz participou da chamada “Samrændu próf” (“Prova Uniforme”) no final do ano passado, uma espécie de Enem em nível de importância. De acordo com a menina, a maior dificuldade foi aprender a língua nórdica do ramo germânico setentrional, que sofreu uma “reforma” e passou a ser chamada de Islandês Moderno em 1500. A nota da prova é representada em letras e porcentagem.

“Muitas vezes eu me desesperava, não entendia nada. Havia poemas e textos de séculos atrás, regras gramaticais que era praticamente impossível de entender, contou a estudante.

A conquista de Beatriz virou notícia no país. E a menina comemorou. “Achei que seria uma entrevista pequena e que se tratava de um jornal de bairro, mas, na verdade, era um jornal de circulação nacional e minha matéria saiu na capa”, ressaltou.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA