26 C
Vitória
sexta-feira, 29 março, 2024

Bombeiros terão nova sede na Enseada do Suá

Bombeiros terão nova sede na Enseada do SuáNesta sexta-feira (02), é comemorado o Dia do Bombeiro. Credibilidade é uma das palavras-chave quando se pensa nestes profissionais, preparados para resgates, fiscalizações e que também participam de projetos sociais. A Corporação do Espírito Santo tem participado de uma vasta programação, dentro da Semana de Prevenção Contra Incêndio.

E as ações continuam na próxima quinta-feira (08), quando haverá a solenidade alusiva às comemorações do Dia do Bombeiro, a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova sede do 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a entrega do Prêmio Amigo do Bombeiro e da Medalha ao Mérito Nestor Gomes a diversas autoridades da sociedade capixaba que contribuem para o desenvolvimento da Corporação.

- Continua após a publicidade -

O Dia foi instituído em 1954, pelo presidente Getulio Vargas, como forma de reconhecer e valorizar essa profissão. Junto às comemorações da Corporação, durante a Semana de Prevenção Contra Incêndio foi realizada solenidade de apresentação do novo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP) e do Sistema Integrado de Atividades Técnicas (SIAT), que aconteceu na ultima segunda-feira (28) no Hotel Ilha do Boi.

O SIAT é um sistema Web que permite ao cidadão solicitar e acompanhar o andamento dos seus processos via Internet, desde a fase de solicitação do serviço, acompanhamento e geração de documentos intermediários, chegando à fase final de impressão do seu Alvará de Vistoria.

Nesta semana ocorreu ainda a Competição de Brigadas e a visita de escolas no Quartel da Enseada do Suá.

Histórico

A profissão de bombeiro é muito antiga no País. Em 02 de julho de 1856, o imperador D.Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios.

No Estado do Espírito Santo a profissão foi regulamentada em 26 de dezembro de 1912, através da Lei nº 874. Na ocasião foi criado oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo pelo então presidente do Marcondes Alves de Souza, com um efetivo de 13 integrantes.

A data de comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros foi instituída pelo Decreto n.º 35.309, de 02 de abril de 1954, do então Presidente da República Getúlio Vargas.

A Corporação ficou ligada à Polícia Militar até 25 de agosto de 1997, quando foi desvinculada com efetivo de aproximadamente 500 homens, e incremento na implantação de unidades em São Mateus, Guarapari e Serra. No atual Governo foram implantadas novas unidades em Vila Velha e Marechal Floriano.

Nesta semana ocorreu ainda a Competição de Brigadas.

Plano de expansão

Atualmente são nove unidades distribuídas pelo Estado, sendo que o Plano de Expansão do Corpo de Bombeiros, fruto de um detalhado estudo de viabilidade, apontou os municípios onde serão implantadas novas unidades: Cariacica, Aracruz, Nova Venécia e Anchieta.

A construção dessas novas unidades obedece a um projeto arquitetônico que prevê modernas soluções ambientais, como reaproveitamento da água da chuva e da luz solar, concebido para permitir o funcionamento de uma unidade operacional com toda a estrutura de atendimento ao público através da Seção de Atividades Técnicas, responsável por vistorias e análises de projetos de prevenção de incêndio e pânico, além da previsão de alojamentos, vestiários e banheiros.

Este ano serão entregues as novas unidades de Aracruz e Nova Venécia, e está previsto para a próxima quinta-feira (08) o início da construção da nova sede do 1º Batalhão, em Vitória, nos moldes da unidade padrão. As unidades de Cariacica, Anchieta e Guaçui, a previsão é que já entrem em operação no ano que vem, já que o processo licitatório está em andamento.

Após a construção das novas unidades, serão 13 os municípios que contarão com unidades operacionais: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Marechal Floriano, Linhares, Colatina, São Mateus, Aracruz e Nova Venécia.

Credibilidade

Após 98 anos de existência, o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo alcançou, numa pesquisa do Instituto Futura, 91% de índice de credibilidade junto à população como Instituição e no quesito profissão, 93%.

Área de atuação

O maior foco de atuação do Corpo de Bombeiros Militar está ligado diretamente à prevenção contra incêndio e pânico. Mas não se resume a isso: está empregado em mais atividades, tais como: coordenação e execução de ações de defesa civil, salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, dentre outros.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA