Capixabas devem acessar boleto do IPVA pelo site do Detran ou da Sefaz

IPVA
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O calendário de pagamento do IPVA de caminhões, ônibus e micro-ônibus tem início no mês de março, e, no mês de abril, para veículos leves.

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ser um pouco diferente a partir deste ano. Os proprietários devem acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para ter acesso ao boleto. A consulta é feita com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e da placa do veículo.

O governo do Estado informou que o objetivo é evitar o extravio de documentos, contribuir com as boas práticas de sustentabilidade e ainda gerar economia. Segundo a Sefaz, o Estado deve economizar até R$ 1,9 milhão com despesas de envio dos boletos pelo correio.

O calendário de pagamento do IPVA de caminhões, ônibus e micro-ônibus tem início no mês de março, e, no mês de abril, para veículos leves.

Assim como no ano passado, o IPVA para veículos leves poderá ser parcelado em até quatro vezes. Já para caminhões, ônibus e micro-ônibus em duas vezes. O recolhimento também pode ser efetuado à vista, nestes casos haverá desconto de 5%.

Os contribuintes que por qualquer motivo não conseguirem emitir o documento único de arrecadação (DUA) têm duas opções. Devem se dirigir a uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou a uma das Agências da Receita Estadual. Com o recolhimento do IPVA dentro do prazo estabelecido, o contribuinte evitará o pagamento de multa e juros.