Bicicletas adaptadas integram sistema de compartilhamento em Vila Velha

Foto: Divulgação / PMVV

O Bike VV funciona desde março e já alcançou o maior número de viagens em relação a todas as outras cidades e capitais do Brasil

Pensando em facilitar ainda mais a vida das pessoas que curtem andar de bicicleta, a Prefeitura de Vila Velha vai disponibilizar mais três modelos de bikes duplas, inclusive para pessoas com deficiência visual e mobilidade reduzida.

O evento para apresentação dos novos modelos será realizado neste domingo (30), às 9 horas, na Praça do Ciclista, na Praia de Itaparica. Ao todo, serão 20 bicicletas para atender a esse público.

Para o secretário municipal Administração, Rafael Gumiero, o Bike VV superou as expectativas. “O sistema de bicicletas compartilhadas tem tudo a ver com a cidade. Dialogamos com a sociedade por meio de consulta pública, com a empresa e incluímos a solicitação da moradora”, disse.

“O importante é que possamos ter autonomia. Eu tinha que ir para outro município para encontrar com amigos que têm esse tipo de bike para praticar e agora posso convidá-los para vir para Vila Velha, o lazer será na minha praia”, comemorou Adriana Mascarenhas, deficiente visual e moradora do bairro Itapuã, que solicitou a bicicleta adaptada por meio de uma consulta pública sobre a implantação do projeto Bike VV realizada pela Prefeitura de Vila Velha.

Estações

Com 20 estações localizadas em nove bairros, o Bike VV conta com um total de 200 bicicletas disponíveis. O sistema é gerenciado pela empresa concessionária Tembici. e não gera tipo nenhum de custo à Prefeitura de Vila Velha, que coordenou todos os estudos para a implantação do projeto por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade (Semdu), com o apoio do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e da Samp.

Funcionamento

Inicialmente, a operação ocorrerá em uma tenda que ficará localizada na Praça do Ciclista, em Itaparica (estação 7). O sistema piloto funcionará aos domingos e feriados, das 8h às 15h (horário da interdição da rua) e o valor da cobrança será o mesmo do Bike VV.

Conteúdo Publicitário

Aproveite as promoções especiais na Loja da ES Brasil!