24.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril, 2024

Belezas naturais e economia desenvolvida em 171 anos de Aracruz

O município possui economia emergente, mas também é rico em pontos turísticos, como as praias que o cercam

Aracruz, localizado no interior do Espírito Santo, é considerado um ponto estratégico de fácil acesso e com boa estrutura logística, o que possibilita boas perspectivas comerciais. Conhecido por suas belezas, o município completa 171 anos nesta quarta-feira (03).

Possui como um dos seus principais pontos turísticos as belas praias de Barra do Sahy, a mais conhecida e mais visitada, além da Mar Azul, Putiri, Praia dos Padres, Coqueiral, Barra do Riacho e Santa Cruz.

- Continua após a publicidade -
Belezas naturais e economia desenvolvida em 171 anos de Aracruz
Praia dos Padres. – Foto: Viagem a bordo

Além disso, em seu território existem restingas e manguezais; a cidade guarda também riquezas culturais, como construções históricas e aldeias indígenas.

A grande quantidade de indústrias abastece a economia, e ainda possui um porto construído principalmente para o transporte de celulose, produto mais encontrado em Aracruz.

História

Toda a história do município começou com um aldeamento jesuíta de Aldeia Nova, a margem do rio Piraqueaçú, em 1556. Em 1832, o imigrante italiano Pietro Tabacchi, chegou à região de Santa Cruz, e fundou a Fazenda Nova Trento em homenagem a sua terra natal. Ele também foi responsável pela chegada de 386 famílias italianas que saíram do Porto de Gênova em 03 de janeiro de 1874, trazendo consigo instrumentos agrícolas.

No decorrer de sua formação, o município teve diversos nomes como Santa Cruz, Sauaçu e por fim, Aracruz. Sauassu em tupi-guarani significa macaco grande e essa denominação foi dada ao local (hoje é a cidade de Aracruz) devido a região ser mata fechada e habitada por macacos de grande porte. Esses animais atraíam a atenção dos trabalhadores da região na época dos imigrantes italianos.

Belezas naturais e economia desenvolvida em 171 anos de Aracruz
Igreja católica de Santa Cruz. – Foto: Divulgação / Prefeitura de Aracruz

A transposição da sede foi aprovada na câmara de vereadores em 1948. No entanto, houve descontentamento em grande parte da população do distrito Santa Cruz. No dia da mudança, foi chamado reforço policial, temia-se a reação pública.

A sede mudou dois anos depois, durante o governo de Luiz Theodoro Musso. Vale ressaltar que a transposição da sede, foi feita com o intuito de unir os vários distritos, dado que a nova sede encontrava-se estrategicamente localizada no meio do município.

Economia

A economia era essencialmente rural, com destaque para a pecuária, o café e a pesca. Hoje, conta com um terminal da Portocel, onde é escoado toda a produção de grandes empresas como Aracruz Celulose, Cenibra, Veracel e Suzano Bahia Sul.

Belezas naturais e economia desenvolvida em 171 anos de Aracruz
A sede de Portocel. – Foto: Reprodução

Além disso, o aeroporto construído pela Aracruz Celulose e de seu uso privado possui uma pista com extensão de 1.600 metros de comprimento com 30 metros de largura. Tem capacidade para receber aeronaves do tipo Fokker 100 (capacidade para transportar até 100 passageiros).

No modal ferroviário, a Ferrovia Vitória-Minas diretamente ao Porto de Barra do Riacho, interligado ao pátio de madeira da fábrica da Aracruz Celulose. O ramal possui um desvio de 252 metros, o que possibilita também o recebimento de outros insumos.
Este ramal ferroviário também atende ao Centro Empresarial de Vila do Riacho.

Desfile cívico

No próximo domingo (07) será realizado o desfie cívico em Aracruz, das 8 às 11 horas. No total, mais de 4 mil pessoas estarão envolvidas no desfile, de acordo com a Secretaria de Turismo e Cultural (Semtur).

No desfile deste ano, cerca de 14 escolas da Rede Pública Municipal, Estadual e Federal estarão envolvidos no desfile que já é tradição no município. Grupos culturais que atuam com o congo e capoeira, indígenas e dança italiana também estarão presentes.

Entidades sociais independentes, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), escoteiros e outros projetos que atuam na área serão outros envolvidos no projeto cuja a organização estima um público de até 2.500 pessoas.

Belezas naturais e economia desenvolvida em 171 anos de Aracruz
Foto: Divulgação / Prefeitura de Aracruz

O tema central do desfile será: “Cidade do Sol – Belezas e encantos de Aracruz”, que também aborda diversos aspectos do município, como as culturas indígenas, afro e europeia, Reservas Naturais Públicas e Estações, indústrias e economia, além das belezas das praias, rios e manguezais.

O prefeito Jones Cavaglieri destacou a realização de mais um evento em comemoração ao aniversário de Aracruz. “É muito gratificante poder oferecer esse tipo de evento para o cidadão aracruzense. Vamos fazer uma festa linda, com muitas atrações, convido a todos que compareçam para celebrar mais um ano de vida do nosso município”, disse.

Monumento

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Comunicação (Secom), criou o letreiro “Eu Amo Aracruz”, com objetivo de ser mais um atrativo na região urbana, além de um ponto ideal para registrar o amor pela cidade por meio de fotografias.

Belezas naturais e economia desenvolvida em 171 anos de Aracruz
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Aracruz

Quem passa por lá, se depara com um monumento que possui um pouco mais de oito metros de extensão foi instalado na Praça Monsenhor Guilherme Schimitz, no centro do município.

A interação pode ser realizada pelas mídias sociais. Ao registrar um momento no letreiro “Eu Amo Aracruz” o cidadão poderá compartilhar a fotografia junto a hashtags que compilam diversas informações e imagens do município. A intenção é interagir melhor com moradores e turistas, além de valorizar a cultura e turismo Aracruzense.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA